PUBLICIDADE
Notícias

PIB da indústria recua 1,3% no 3º trimestre ante 2º trimestre de 2016, diz IBGE

08:54 | 30/11/2016
O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria caiu 1,3% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano, segundo dados divulgados na manhã desta quarta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou os resultados das Contas Nacionais Trimestrais. Na comparação com o terceiro trimestre de 2015, o PIB da indústria mostrou queda de 2,9%.

Exportações e importações

As exportações contabilizadas no Produto Interno Bruto (PIB) diminuíram 2,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano, segundo o IBGE. Na comparação com o terceiro trimestre de 2015, as exportações mostraram alta de 0,2%.

As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, recuaram 3,1% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2015, as importações caíram 6,8%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Os técnicos do IBGE vão conceder entrevista ainda na manhã desta quarta-feira para comentar os resultados do PIB.

TAGS