PUBLICIDADE
Notícias

BC: estratégia de comunicação objetiva aumentar entendimento sobre futuras ações

13:54 | 01/11/2016
O Banco Central publicou nesta terça-feira, 1, em seu site, nota a respeito de procedimentos para sua comunicação. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a nota surge em resposta a uma discussão levantada por economistas nas reuniões trimestrais com diretores do BC, ontem em São Paulo e hoje no Rio de Janeiro. Na nota, o BC afirma que "sua estratégia de comunicação objetiva aumentar o entendimento sobre as futuras ações do BC e não necessariamente reagir a movimentos de alta frequência nos mercados de ativos".

A instituição afirma ainda que sua comunicação "privilegia a mensagem como um todo e não a utilização de palavras-chave para transmitir suas avaliações ou sinalizar futuras ações". De acordo com o Banco Central, os documentos oficiais devem ser analisados em seu conjunto.

O BC pontuou ainda que suas decisões são tomadas com base em "avaliações subjetivas", "mas sempre calcadas em evidências sólidas sobre os fatores relevantes, obtidas a partir da análise dos dados".

Conforme a nota do BC, a avaliação da instituição é de que "condicionar a evolução futura da política monetária a fatores relevantes para a inflação transmite de maneira adequada a racionalidade econômica que guia as suas decisões". "Essa forma de comunicar se baseia em dados, não em datas", acrescentou a instituição. "Em outras palavras, as mensagens reagem à evolução dos dados apresentados, o que ajuda a entender as ações presentes e a projetar ações futuras da autoridade monetária".

O BC esclareceu ainda que o objetivo dos documentos oficiais é informar sobre a conjuntura econômica, os cenários, as projeções, o balanço de risco para a inflação e as decisões de política monetária. "Os documentos têm explicitado inclusive o conjunto de fatores que permitiriam ao Copom ter maior confiança nas suas projeções e no alcance das metas para a inflação no horizonte relevante para a condução da política monetária, aumentando a transparência", registrou a instituição na nota.

O Banco Central afirmou que as mensagens sobre política monetária são veiculadas, primordialmente, por meio de dois documentos: a ata das reuniões do Copom e o Relatório Trimestral de Inflação (RTI). "De forma complementar, as mensagens do BC sobre política monetária são veiculadas nas manifestações oficiais dos membros do Copom, por exemplo, em discursos e entrevistas", disse o BC. "No entanto, essas manifestações são alinhadas às mensagens veiculadas nos documentos oficiais do BC", acrescentou.

A instituição afirmou ainda que informações ou opiniões "atribuídas a membros do Copom ou a 'técnicos' do BC não compõem a comunicação oficial do BC e não devem ser encaradas como manifestações desta Autarquia".

A instituição defendeu que a comunicação contínua com a sociedade é "elemento essencial" para a gestão da política econômica e, em particular, do regime de metas de inflação. "Essa comunicação deve ser simples, direta e concisa, de modo a transmitir da melhor forma a visão da instituição e potencializar os efeitos da política monetária", disse o BC.

TAGS