PUBLICIDADE
Notícias

Volume de serviços cai 3,9% e tem pior agosto da série histórica do IBGE

09:00 | 19/10/2016
O volume de serviços prestados recuou 3,9% em agosto na comparação com igual mês de 2015, informou nesta quarta-feira, 19, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação de agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, houve recuo de 1,6%.

Este foi o 17º resultado negativo consecutivo e o pior desempenho para meses de agosto dentro da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em 2012. Em julho de 2016 ante julho de 2015, a taxa foi de -4,5%.

Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal subiu 2,2% em agosto ante igual mês de 2015.

Com o resultado de agosto, o volume de serviços prestados acumulou queda de 4,7% no ano e recuo de 5,0% em 12 meses.

Transportes

Os serviços de transporte foram os que mais contribuíram para a queda de 3,9% no volume de serviços prestados, na comparação de agosto com igual mês do ano passado, informou o IBGE. Na mesma base de comparação, os serviços de transporte encolheram 9,0%.

Segundo Roberto Saldanha, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, a fraca demanda industrial e empresarial foi a principal responsável pelo mau desempenho do setor de serviços em agosto. "O setor ainda está se ressentindo do fraco desempenho da indústria", disse Saldanha, em entrevista coletiva.

Os serviços profissionais e administrativos, que também têm nos setores industrial e empresarial em geral sua maior fonte de demanda, encolheram 3,7% em agosto ante igual mês do ano passado. Os serviços prestados às famílias viram o volume cair 4,1% na mesma comparação, mas, segundo Saldanha, têm um peso menor no setor como um todo.

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de 2016 fizeram o volume de serviços crescer 2,7% no Rio em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal. No total do país, o volume de serviços prestados encolheu 1,6% na passagem de julho para agosto, mas o Rio foi o Estado que teve o melhor desempenho e uma das três regiões que ficaram na contramão, com resultados positivos.

"Os Jogos Olímpicos realizados no mês de agosto no Rio de Janeiro trouxeram impactos para o setor de serviços", diz nota divulgada pelo IBGE. Um dos destaques foram as atividades turísticas, que cresceram 1,7% no Rio, na mesma base de comparação.

TAGS