PUBLICIDADE
Notícias

Temores sobre situação dos bancos na Europa aumenta procura por franco suíço

15:42 | 01/10/2016
Preocupações renovadas sobre a saúde financeira dos bancos na Europa, particularmente do Deutsche Bank, estão aumentando a procura pelo franco suíço e complicando ainda mais a tarefa da Banco Nacional da Suíça (SNB)de impulsionar a inflação no país.

No início de ontem, o euro havia recuado 1,3% em relação ao franco suíço no mês e 0,6% na semana, para o seu nível mais baixo em semanas. Embora os movimentos não sejam grandes em uma base porcentual, eles intensificam uma situação já de sobrevalorização da divisa suíça frente às demais moedas.

O movimento perdeu força ao longo da sessão, o que fez surgir especulações de que o BC possa ter intervindo nos mercados para conter a pressão de compra. O SNB não comentou à reportagem.

"Se a estratégia é aguardar e esperar que o mundo melhor, os riscos surgem a toda hora e em todos os lugares", afirmou Peter Rosenstreich, diretor de estratégia de mercado da Swissquote Bank.

Eventos como a liquidação das ações do Deutsche Bank ao longo desta semana tipicamente elevam a busca pelo franco suíço, visto como um ativo seguro para o dinheiro dos investidores em meio às incertezas econômicas e políticas globais.

Uma moeda forte tem seus benefícios, como ao aumento do poder de compra das famílias. No entanto, quando esse movimento é exagerado - e muitos analistas concordam ser o caso da moeda suíça - isto causa uma queda nas exportações e em setores sensíveis como o turismo, além de desidratar a inflação.

O setor hoteleiro, por exemplo, registrou uma taxa de ocupação 0,4% menor em julho na comparação com o ano passado, de acordo com o escritório nacional de estatísticas. Já os preços aos consumidores têm recuado em uma base anual nos últimos doze meses, ainda que em ritmo moderado. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS