PUBLICIDADE
Notícias

Merkel pede a empresários alemães que apoiem postura dura sobre Brexit

07:42 | 06/10/2016
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pediu hoje a líderes empresariais do país que apoiem sua postura de, em futuras negociações sobre o chamado "Brexit", que o acesso do Reino Unido ao mercado único seja condicionado à aceitação dos quatro princípios básicos da União Europeia.

"Se não dissermos que o pleno acesso ao mercado interno está ligado à aceitação dos quatro princípios básicos, então se desenrolará um processo na Europa em que todos farão o que quiser e isso será extraordinariamente complicado", disse Merkel a uma plateia de empresários em Berlim.

Essa foi a segunda vez em dois dias que Merkel pediu apoio a grupos empresariais alemães antes de iniciar negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia, aprovada em plebiscito no fim de junho.

"Precisamos nos certificar de que nossos interesse são coerentes aqui para que não sejamos constantemente pressionados por meio de associações industriais europeias", disse Merkel.

Ontem, Merkel enfatizou que não haverá conversas sobre o Brexit com o Reino Unido antes que tenha começado o processo oficial de desenlace. Ela também alertou o Reino Unido de que o país terá de manter suas fronteiras abertas se quiser manter pleno acesso ao mercado interno no futuro.

Os comentários de Merkel vieram depois de a primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmar no último fim de semana que iniciará o processo do Brexit até o fim de março de 2017. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS