PUBLICIDADE
Notícias

Irã oferece 50 poços de petróleo e gás a companhias do exterior

10:12 | 17/10/2016
A companhia estatal do Irã informou nesta segunda-feira que ofereceu 50 poços de petróleo e gás para empresas internacionais. É a primeira vez que o país faz isso desde que chegou a um acordo com potências sobre seu programa nuclear, o que o livrou de sanções internacionais.

O Irã deseja conseguir uma retomada em sua indústria do petróleo, após se livrar neste ano das sanções. O país, que tem uma produção de 3,85 milhões de barris por dia, inicialmente havia afirmado que pretendia chegar a 4 milhões de barris por dia, o nível anterior às sanções. Agora, porém, dá sinais de que pode apoiar o acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para controlar a produção e impulsionar os preços.

O Ministério do Petróleo do Irã anunciou no domingo que convidará companhias estrangeiras pela primeira vez a fazer ofertas por seus projetos de petróleo e gás. Nesta segunda-feira, o ministério divulgou detalhes, ao dizer que isso incluirá 29 campos de petróleo e 21 de gás. Segundo a pasta, as companhias estrangeiras devem enviar as propostas até 19 de novembro e os vencedores serão anunciados em 7 de dezembro.

O Irã já havia afirmado que a prioridade para a exploração e a produção das companhias estrangeiras deve ficar com países vizinhos com quem compartilha campos fronteiriços. O país tem 28 campos de petróleo e gás com essas nações. Teerã deseja atrair mais de US$ 150 milhões em investimento estrangeiro em seu setor de petróleo, gás e petroquímico até 2020. Fonte: Associated Press.

TAGS