PUBLICIDADE
Notícias

Hansson/BCE: futuro do QE pode ser decidido em dezembro

09:54 | 26/10/2016
O membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Estônia, Ardo Hansson, disse, hoje, que o Programa de Relaxamento Quantitativo (QE, na sigla em inglês) tem sido "bastante eficaz" e que uma posição sobre futuro do programa não será tomada antes de dezembro.

"Existem mais alguns meses com compra de bônus pela frente, mas é possível notar que a implementação dessas medidas tem sido bastante eficaz em relação às taxas de juros e a outras variáveis", afirmou Hansson.

Com a economia da zona do euro ainda fraca, a maioria dos investidores espera que o BCE estenda o seu programa de relaxamento por pelo menos mais seis meses. A decisão deve ser tomada na reunião de 8 de dezembro. O programa de relaxamento está previsto para terminar em março.

Na semana passada, o presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou que, embora a economia da zona do euro se encaminhe para "uma contínua recuperação moderada, mas estável" e que tenha se mostrado resistente, os indicadores econômicos divulgados desde o último encontro da instituição em setembro "confirmam a necessidade de preservar a quantidade muito substancial de apoio monetário que é necessário para assegurar um retorno da inflação para níveis em torno de 2%, sem demora injustificada".

A taxa anual de inflação da zona do euro foi de 0,4% em setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS