PUBLICIDADE
Notícias

Atividade econômica recua 0,7% em agosto ante julho, revela Serasa

09:54 | 19/10/2016
O índice de atividade econômica da Serasa Experian recuou 0,7% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal. Na comparação com agosto do ano passado, a queda foi de 2,6%. Já nos oito primeiros meses do ano houve retração de 4,2% ante igual intervalo de 2015. No acumulado em 12 meses, a contração ficou em 4,7% em agosto, de 4,9% em julho.

De acordo com os economistas da Serasa, o recuo mensal de 0,7% em agosto, após uma queda de 0,2% em julho, aponta que a recessão econômica avança para dentro do terceiro trimestre do ano. "Os juros altos e queda do poder de compra da população são alguns dos fatores que justificam a manutenção do quadro recessivo para a economia brasileira", dizem.

Pelo lado da oferta, houve queda em todos os setores econômicos em agosto em relação a julho. A maior delas foi de 1,8%, na indústria. A agropecuária recuou 0,7% e serviços teve retração de 0,3%.

Na decomposição pelo lado da demanda, a formação bruta de capital fixo caiu 5,1% em agosto na comparação mensal, enquanto exportações de bens e serviços recuaram 3,2%, o consumo das famílias diminuiu 0,5%, os gastos do governo encolheram 0,3% e as importações registraram baixa de 0,3%.

TAGS