Transporte de cargas é essencial para consolidar novos voos do NE para Porto, diz executivo da Azul

Transporte de cargas é essencial para consolidar novos voos do NE para Porto, diz executivo da Azul

A companhia aérea inaugurou neste mês duas novas rotas para Porto, em Portugal: uma saindo de Recife e outra de Campinas. No voo inaugural da capital pernambucana, foram transportadas mais de 5 toneladas de frutas

Com duas rotas recém-inauguradas para Porto, em Portugal, uma saindo de Recife e outra de Campinas, a Azul Linhas Aéreas vê no transporte de cargas uma estratégia importante para consolidar os novos internacionais e expandir presença no Brasil. A avaliação é do gerente de relações institucionais da Azul, César Grandolfo.

"A carga é um pilar fundamental para o sucesso e o equilíbrio dos nossos voos. Não olhamos apenas para os passageiros transportados, mas também para a quantidade de carga que nossos porões carregam. Ela é essencial para dar o equilíbrio financeiro ao voo." Essa abordagem é crucial para o modelo de negócios da Azul, permitindo que rotas de longa distância se tornem mais sustentáveis.

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Somente no voo inaugural de Recife para Porto, que iniciou no último dia 4, foram 5 toneladas de frutas exportadas. Número que considerado bem expressivo pela empresa e que deu a dimensão do potencial da demanda do mercado nordestino para Europa.

"Em Recife eu tenho cerca de 70 a 80 voos diários, é hub nosso, ele é absurdamente significativo para a gente, é o maior de uma companhia no Nordeste, só que comparativamente com Campinas, ele tem uma operação menor e ainda assim transportou um volume muito parecido de carga. Então, começar uma operação dessas com esse volume é extremamente relevante," afirmou César.

Da mesma forma, a expectativa é que o fluxo se intensifique de Portugal para o Brasil, com produtos como vinhos, azeites e outras mercadorias da indústria do Norte do país. 

César enfatizou a importância da carga para a viabilidade econômica dos voos. "A carga complementa o voo. Obviamente, queremos conectar o brasileiro a Portugal e o português ao Brasil. É para isso que estamos aqui," disse ele.

"Mas, na composição de custos de um voo, o transporte de carga se encaixa perfeitamente. Você já está transportando os passageiros e tem um porão que pode transportar cargas, fazendo com que esse voo seja ainda mais eficiente financeiramente e atendendo aos desejos dos empresários de ambas as pontas."

Ele explica que a decisão da Azul de retomar e expandir as operações no Porto foi impulsionada por uma análise de mercado que indicou uma demanda latente.

"A Azul já operava para o Porto antes da pandemia, mas a procura do brasileiro por Portugal e, principalmente, do português pelo Nordeste brasileiro, deu sinais muito claros de que essa era uma rota importantíssima. E a carga se encaixa perfeitamente nesse cenário."

Conversas com autoridades e o trade local nos últimos 18 meses confirmaram que havia uma demanda suficiente para justificar os voos regulares.

Agora, a empresa mira não apenas na promoção do destino enquanto produto turismo, mas também no diálogo com os setores econômicos para chamar atenção para as vantagens competitivas da nova rota. Tanto em Porto, como no Nordeste, explica o executivo.

Conexões 

Outro ponto que demanda atenção, na avaliação dele, é garantir a assertividade e robustez da malha aérea doméstica. "Para ter um voo internacional partindo de uma origem no Brasil, é preciso ter uma malha doméstica muito forte, uma malha regional muito forte e isso é uma construção" explicou César.

O hub do Recife, por exemplo, conta com cerca de 70 a 80 voos domésticos diários, conectando diversas regiões do Nordeste ao voo internacional. "Ele conecta o interior do estado, Ceará, Maranhão, São Luís. Com isso, eu tenho um hub muito forte," detalhou.

O hub de Campinas, ainda maior, com cerca de 300 voos diários, também garante uma vasta conectividade para o transporte de cargas de diversas origens brasileiras para a Europa.

Além do Porto, a Azul também iniciará voos para Madrid, na Espanha,  na próxima semana, partindo de Campinas e Recife, reforçando sua malha internacional.

 *A repórter viajou a Porto a convite da Azul

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