FUP: Petrobras tem papel social e será empresa de energia, não apenas de óleo e gás

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirmou em nota que a Petrobras tem papel social e não será apenas uma empresa de óleo e gás, mas, sim, uma empresa de energia, que precisa se voltar à transição energética "de forma dialogada com trabalhadores e comunidades impactadas". Para tanto, diz a entidade sindical, é preciso observar as demandas que já existem de combustíveis verdes no Brasil e no mundo.

Segundo a FUP esses foram assuntos tratados com o presidente Lula em encontro de líderes sindicais e movimentos sociais hoje, na Granja do Torto. A companhia atravessa momento de incerteza, com o presidente Jean Paul Prates na corda bamba e Aloizio Mercadante, hoje no comando do BNDES, cotado para assumir a estatal petroleira.

A FUP aponta, na nota, que companhias áreas, a partir de 2027, terão que usar combustível sustentável de aviação (SAF); navios usarão metanol; e que os novos trens da mineradora Vale também serão movidos com combustíveis verdes, assim como equipamentos usados na agricultura.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"A Petrobras precisa ser protagonista nesse processo, indutora de um polo industrial nacional de combustíveis verdes", diz na nota o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacellar. No documento, ele destaca a importância do polo petroquímico de Camaçari, na Bahia, estado que tem grande potencial de geração de energia eólica e solar e de atração de investimentos.

A FUP cita ainda a importância da ampliação da capacidade de refino do País e das encomendas de navios, sondas e plataformas para o Brasil, que podem contribuir com o processo de geração de emprego e renda no País.

GLP

Com relação ao "papel social" da Petrobras, a FUP cita o caso do GLP (gás de cozinha), mais usado pela população de baixa renda. O GLP viu o preço cair desde que Lula assumiu o governo, mas uma redução abaixo aquém da esperada por membros do PT, e bem aquém do que aconteceu com gasolina e diesel, cujos descontos estão mais associados à mudança na política de preços da Petrobras, que abandonou a paridade de importação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Petrobras FUP Lula

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar