Avança no Senado projeto para abater gastos com academia do Imposto de Renda
Comissão de Esporte aprovou proposta do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) que permite dedução de despesas com estabelecimentos ligados à prática de atividades físicasAs despesas com academias, centros de saúde física e estabelecimentos especializados na prática de atividades físicas poderão ser abatidas do Imposto de Renda (IRPF), no que depender de decisão da Comissão de Esporte (CEsp) do Senado Federal.
O projeto de lei 3.276/2021, de autoria do senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo, foi aprovado nesta quarta-feira, 20, e segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Caso seja aprovada também na CAE, a proposta será submetida à votação pelo Plenário.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Uma vez efetivada, a medida permitiria a dedução da base de cálculo do IRPF das despesas com academias e estabelecimentos assemelhados, além de instrutores de educação física, até o limite anual de R$ 3.561,50, incluindo as atividades realizadas por dependentes do contribuinte.
O ex-jogador da Seleção Brasileira e senador Romário (PL-RJ) relatou a matéria na CEsp. Segundo o parlamentar “são mencionadas evidências contundentes da relação entre a prática insuficiente de atividades físicas e o número de mortes precoces”.
Ele detalhou, com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), “que níveis de prática abaixo do recomendado são responsáveis por cerca de 10% das mortes prematuras por todas as causas em todo o mundo”.
O senador lembrou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
Por fim, Romário destacou levantamento da Universidade Federal Fluminense (UFF), apontando que a inatividade física dos brasileiros gerou gastos de R$ 300 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2019, somente com internações. (Com Agência Senado)
Saiba mais sobre deduções do IR no Dei Valor!
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor