Dívidas: consumidor fortalezense está em média 72 dias atrasado no pagamento
Percentual de inadimplentes em Fortaleza é de 24,6% dos consumidores, índice 2,5 pontos superior ao registrado no bimestre anteriorO consumidor de Fortaleza tem tempo médio de atraso de 72 dias para pagar as dívidas. O dado é da Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, referente ao bimestre maio/junho.
O levantamento é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), e foi divulgado nesta terça-feira, 23. Os dados apontam ainda que a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso (inadimplentes) cresceu 2,5 pontos percentuais, passando de 22,1% para 24,6% de um bimestre para o outro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os maiores percentuais de consumidores endividados encontram-se entre as mulheres (26,3%), pessoas com idade acima dos 35 anos (27,4%) e com renda familiar mensal inferior a cinco salários-mínimos (26,1%).
Entre as principais justificativas para o não pagamento de dívidas estão o desequilíbrio financeiro (48,3%) e a necessidade de se adiar o pagamento para uso dos recursos em outras finalidades (46,6%).
Considerando o percentual total de consumidores endividados (com ou sem atraso), 72,9% dos fortalezenses possui alguma dívida. O índice está 2,3 pontos percentuais acima do registrado no bimestre anterior. Contudo, quando considerado período equivalente do ano passado, houve redução de 2,4%. A pesquisa aponta que há permanência de queda no índice geral de endividamento.
Quanto ao comprometimento da renda, o consumidor fortalezense tem em média 41% de sua renda familiar destinada para o pagamento de dívidas.
Colaborou Beatriz Cavalcante
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor