Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Imposto de Renda: quando a Receita vai liberar a consulta da restituição 2022?

Saiba quando a Receita Federal irá liberar a consulta e quando o segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2022 será pago

O segundo lote da restituição do Imposto de Renda de 2022 será pego pela Receita Federal na quinta-feira da próxima semana, no dia 30 de junho. O processo de consulta do pagamento do 2º lote, porém, será liberado de forma antecipada. 

Com base no calendário oficial de pagamento, a Receita Federal projeta liberação da consulta ao lote amanhã, dia 23 de junho. 

No primeiro lote, pouco mais de 3,3 milhões de brasileiros receberam R$ 6,3 bilhões. O total de beneficiários e valor total do segundo lote ainda não foram divulgados. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO detalha abaixo o calendário, como funciona o processo de restituição do Imposto de Renda 2022, como consultar e quem tem direito. Confira e saiba em qual lote você irá receber

Como saber quando e em qual lote vou receber a restituição do imposto de renda?

Para saber em qual lote o valor da restituição será disponibilizado para saque, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

O procedimento solicitará dados como CPF e nome completo do contribuinte e informará o lote em que este irá receber a restituição, bem como o valor a ser repassado. 

Calendário restituição do Imposto de Renda 2022: quando cai o dinheiro?

  • 1º lote: 31/05/2022
  • 2º lote: 30/06/2022
  • 3º lote: 30/07/2022
  • 4º lote: 31/08/2022
  • 5º lote: 30/09/2022 

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2022?

  • Primeiro o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
  • A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
  • Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
  • A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Como saber quando e como receber a restituição do Imposto de Renda 2022?

Receita Federal deve liberar consulta do segundo lote de restituição do imposto de renda no dia 23 de junho; veja como consultar e descobrir em qual lote você irá receber
Receita Federal deve liberar consulta do segundo lote de restituição do imposto de renda no dia 23 de junho; veja como consultar e descobrir em qual lote você irá receber (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá pedir novamente o pagamento.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar