Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Projeção no Focus do BC para PIB é de alta de 1,20% em 2022 e de 0,76% em 2023

Após a publicação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre (1%), o Relatório de Mercado Focus divulgado nesta segunda-feira, 6, mostrou que a mediana para o crescimento econômico este ano está em 1,20%. Há cinco semanas, na última divulgação do Focus, estava em 0,70%. Considerando apenas as respostas nos últimos cinco dias úteis, a estimativa para o PIB no fim de 2022 chegou a 1,50%.

Para 2023, a mediana para o PIB ficou em 0,76%, de 1,00% no último Focus. Considerando só as atualizações nos últimos cinco dias úteis, a mediana é de 0,47%.

Com a proximidade do Copom de junho (dias 14 e 15), o BC divulgou nesta segunda uma atualização parcial da Focus, em meio à greve dos servidores, com apenas as medianas para o IPCA, PIB, câmbio e Selic no fim de 2022 e 2023.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O último Boletim Focus do Banco Central (BC) foi divulgado no dia 2 de maio, durante uma trégua da paralisação dos funcionários do órgão, que coincidiu com o período pré-Copom do mês passado.

Parte das expectativas de mercado do relatório é usada no modelo de inflação do BC, que, por sua vez, guia as decisões da taxa Selic, hoje em 12,75%. No último Copom, as projeções do BC para o IPCA eram de 7,3% para 2022 e 3,4% para o próximo ano.

Na atualização parcial, o BC não divulgou o número de instituições participantes, nem as medianas da semana anterior ou de um mês atrás, como de costume na Focus. Tampouco trouxe todos os horizontes, sem nenhuma informação sobre 2024 e 2025.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar