BC: Terminou às 18h04 2ª etapa de Análise de Conjuntura do Copom

Terminou às 18h04 a segunda etapa da Reunião de Análise de Conjuntura do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. A discussão sobre a conjuntura econômica foi iniciada nesta terça-feira, 3, às 9h45 e continua na manhã desta quarta-feira, 4.

Depois, amanhã à tarde, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e os oito diretores da instituição têm mais uma reunião antes de indicarem o novo patamar da Selic (a taxa básica de juros), atualmente em 11,75% ao ano. Será a primeira reunião dos novos diretores: Diogo Guillen, de Política Econômica, e Renato Dias Gomes, de Organização do Sistema Financeiro e Resolução.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A pesquisa do Projeções Broadcast mostra que todas as 54 instituições financeiras consultadas esperam alta de 1,0 ponto porcentual da taxa Selic, para 12,75% ao ano, nesta semana.

Caso esse aumento seja confirmado, os juros básicos atingirão o maior patamar desde fevereiro de 2017, quando a taxa estava em 13,00%. Será a décima alta consecutiva neste ciclo de aperto monetário, que começou em março de 2021, com a Selic na mínima histórica de 2%, acumulando 10,75 pontos de ajuste. O choque de juros deste ciclo já é o maior desde 1999, quando em meio à crise cambial, o BC aumentou a Selic em 20 pontos porcentuais de uma vez só.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

BC Copom análise 2ª etapa fim

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar