BC da Argentina eleva taxa básica de juros de 42,5% a 44,5%

O Banco Central da República Argentina (BCRA) anunciou na noite da terça-feira, 22, a elevação de sua taxa básica de juros, sobre as letras de liquidez (Leliq), de 42,5% a 44,5%. É a terceira vez neste ano que o BC do país aperta sua política monetária.

O BCRA também elevou a taxa para prazos fixos no varejo a 43,5%, em valores nominais, para pessoas físicas, em depósitos de 30 dias de até 10 milhões de pesos, o que segundo o BC representa um rendimento de 53,5% na taxa efetiva anual (TEA). Para os demais depósitos do setor privado, a taxa mínima garantida ficou estabelecida em 41,5%, o que representa uma taxa efetiva anual de 50,4%, diz o BC em comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O BCRA elevou os juros em janeiro e também em fevereiro. Em sua nota, ele reafirma o interesse em estabelecer os juros de modo a gerar retornos reais positivos "sobre os investimentos em moedas local e preservar a estabilidade monetária e cambial".

O comunicado destaca ainda o "choque de oferta" atual na economia mundial, com altas em preços de commodities. "O governo nacional está desenvolvendo medidas para mitigar o impacto nos preços locais deste choque internacional", diz o texto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

BC Argentina juros

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar