BC da Turquia intervém no câmbio pela 4ª vez neste mês

Pela quarta vez neste mês, o banco da Turquia anunciou, nesta segunda-feira, nova intervenção no mercado de câmbio, para conter a desvalorização da lira turca, que renovou mínima histórica ante o dólar nesta manhã em meio à ingerência do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, na política monetária.

"O Banco Central da República da Turquia intervém diretamente no mercado por meio de transações de venda devido a formações não saudáveis de preços nas taxas de câmbio", informou o BC turco, em curto comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na última sexta-feira, uma medida semelhante teve pouco efeito sobre a divisa local, que tem sido alvo de ordens de venda em resposta à política econômica não ortodoxa de Erdogan. Na próxima quinta-feira, o banco central do país deve voltar a cortar juros, curvando-se à pressão do presidente, apesar das forças inflacionárias em alta.

Por volta das 6h58 (de Brasília), o dólar avançava a 14,3482 liras turcas, com reação limitada ao anúncio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TURQUIA CÂMBIO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar