CPI da zona do euro sobe 4,9% na comparação anual de novembro, mostra preliminar

A taxa anual de inflação na zona do euro acelerou em novembro no maior ritmo desde julho de 1991. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 4,9% em novembro deste ano em comparação com igual mês de 2020, segundo a leitura preliminar do indicador informada nesta terça-feira pela Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia.

O núcleo do CPI - que exclui as categorias mais voláteis de alimentos e energia - subiu 2,6% no ano em novembro, após alta de 2,0% no mês anterior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam alta de 4,5% para o dado cheio e de 2,3% para o núcleo.

Em outubro, o CPI havia apresentado expansão de 4,1% também no confronto anual. O principal fator para o resultado foi o avanço dos preços da energia, que aumentaram 27,4% no ano este mês, em comparação com o aumento de 23,7% registrado em outubro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

zona do euro CPI novembro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar