Agricultura familiar: Governo divulga relação de produtos com bônus para o Pronaf
Recebimento de bônus de garantia ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência
O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou a relação dos produtos que tem direito a bônus de desconto no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no período ente 10 de setembro e 9 de outubro deste ano. No Ceará, o bônus de garantia será aplicado apenas ao maracujá.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O recebimento de bônus ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência, permitindo ao produtor utilizar o valor como desconto no pagamento ou amortização nas parcelas de financiamento.
De acordo com a tabela prevista na portaria 35/2021, o kg do maracujá, no Ceará, cujo preço de garantia está estimado em R$ 1,82, e considerando o preço médio de mercado de R$ 1,28, terá bônus de desconto de 29,67%.
No Brasil, os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: açaí (fruto), banana, borracha natural cultivada, cará/inhame, cacau cultivado, castanha de caju, feijão-caupi, cebola, feijão-caupi, laranja manga e maracujá.
Os estados que integram a lista deste mês são: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Santa Catarina.
A lista completa dos produtos em cada estado pode ser conferida aqui
O bônus de desconto, referente ao mês de agosto, deve ser concedido nas operações e parcelas de crédito rural a serem pagas ou amortizadas pelos mutuários no período de 10 de setembro de 2021 a 09 de outubro de 2021.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente