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Marca identifica baixa presença de máquinas de lavar roupa em lares do Ceará

A Consul aponta que 4 milhões de residências podem ainda ser atraídas para a compra do eletrodoméstico no Nordeste, nas classes ABC
14:19 | Set. 04, 2021
Autor Adailma Mendes
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Adailma Mendes Editora-executiva
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Tipo Notícia

Com o mote “Com você, a gente cuida”, a Consul lança campanha para conectar a marca com os consumidores nordestinos. A iniciativa está de olho em dados da Kantar (2019) que sinalizam um potencial de 19 milhões de lares a serem alcançados no segmento, quatro vezes o mercado anual da categoria, sendo metade desse volume nas regiões Norte e Nordeste. A penetração da categoria de lavadoras automáticas é de 66% no Brasil, sendo que nas regiões Norte e Nordeste esse percentual cai para 34%. No Ceará, a categoria apresenta um baixo índice de penetração de lavadoras automáticas, sendo apenas 40% de penetração da categoria.

"Ou seja, mais da metade da população dessas regiões ainda lavam à mão ou no tanquinho. Por isso, a marca tem um grande público para dialogar nestes mercados, principalmente nas praças de Pernambuco, Bahia, Maranhão e Ceará, oferecendo praticidade para o dia a dia e liberando o tempo das pessoas para outras atividades", conclui a marca em nota.

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No Nordeste, a Consul realizou estudo independente no fim do ano passado para obter leitura ainda mais aprofundada sobre o público nordestino, buscando entender suas rotinas, motivações e os hábitos culturais. “Durante essa imersão com o consumidor da categoria na região, entendemos que os fatores culturais interferem de maneira significativa nas escolhas e que as tradições nas formas de lavar, passadas por gerações, também possuem uma importância relevante na sua rotina", comenta Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool, dona da marca Consul.

Pontos que a pesquisa encomendada pela Whirlpool para a região Nordeste identificou:

  • Lavar roupa é sinônimo de cuidado. Rotina associada à presença humana (insubstituível);
  • Pressa é inimiga da perfeição. Tem que ser prático e bem lavado;
  • Principais fatores que influenciam na relação do consumidor nordestino com o segmento de máquina de lavar roupa;
  • Mulher fica com a maior parte da rotina do cuidado com a lavagem da roupa, sendo uma sobrecarga no dia a dia;
  • Nordeste é plural. Sotaques, linguagens, jeitinhos de lavar suas roupas, tradições etc. São vários “nordestes” na mesma região;
  • Mesmo que a máquina de lavar roupa seja um item com um valor maior, o consumidor da região está disponível a adquirir, contanto que: as condições/formas de pagamento se enquadrem no seu orçamento; seja um produto de durabilidade, sem necessidade de constantes manutenções; e que tenha vasta rede de assistência técnica.

Sobre a campanha da Consul

A campanha “Com você, a gente cuida. Consul.” aposta em uma linguagem de identificação cultural com o consumidor e consumidora. Traz identidade visual com inspiração no cobogó, elemento arquitetônico característico do Nordeste. Todo o discurso é baseado na rotina nordestina. A ação é assinada pelo grupo B&Partners.co. As ativações da marca englobam também mecânicas de experimentação e conteúdo educacional sobre o uso das lavadoras de roupas com engajadoras digitais do Nordeste.

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