Governador assina protocolo para instalação de indústria em Crateús, gerando 500 empregos

Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, afirmou que negociações com empresa gaúcha foi concluída e governador assina protocolo de entendimento

Atualizado às 16 horas

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), assina nesta sexta-feira, 23, um protocolo de entendimento para instalação de uma fábrica de calçados no município de Crateús. O negócio será parte de um projeto de ampliação da indústria gaúcha Neurubber, que em Crateús deverá produzir no mínimo 30 mil pares de calçados por dia. Quem antecipou a informação foi o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), Maia Júnior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Empresa gaúcha de calçados instalará unidade em Solonópole
+ Hidrogênio Verde: Qair e Camilo assinam memorando

O investimento na ampliação em Crateús é de R$ 8 milhões. O governador ressaltou o conjunto de ações que o Estado tem desenvolvido para recuperação das atividades econômicas. Ele destacou a implantação do Ceará Credi, novos concursos públicos, além do programa que paga metade do salário mínimo para novos empregados. "O Estado tem agido em várias frentes, todo um esforço que tem sido feito para atrair novos investimentos, não somente nos incentivos fiscais, mas na construção de estradas, de galpões em várias cidades do interior para gerar oportunidade e emprego para a população."

+ Brasil tem 13 concursos que pagam mais de R$ 10 mil; cinco são no Ceará

A instalação da fábrica deve gerar 300 empregos diretos inicialmente, mas que chegarão a até 500 vagas abertas. A empresa gaúcha já possui duas outras fábricas no Ceará, nos municípios de Senador Pompeu e Solonópole.

Na assinatura do documento, os empresários Paulo César Diel e José Luiz Diel destacaram o processo de consolidação dos negócios da empresa no Ceará. "Para o grupo é uma gratificação muito grande estar no Ceará há mais de 20 anos, poder gerar emprego no interior. Nós, como empresa, temos a convicção que vamos ficar aqui, nosso crescimento será aqui e vamos ter um futuro muito belo no estado. Podem ter a certeza que vamos trabalhar juntos por muito tempo”, disse Paulo César.

Estrutura

De acordo com informações da Webtv da Prefeitura de Crateús, em maio passado, foi iniciado um trabalho de recuperação em um galpão no município (que antes servia de galpão de sementes) para que o local servisse de instalação para a nova fábrica. A prefeitura realizou a revitalização do espaço, desde a limpeza até a parte elétrica. O Governo do Estado ainda informou que as estruturas consistem em dois galpões de 2,2 mil m² já existentes e um de 3 mil m² a ser construído pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

A empresa assumiu o compromisso de gerar emprego na região, a empresa receberá em troca o benefício do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) / Programa de Atração de Empreendimentos Estratégicos (PROADE), do Governo do Ceará, com diferimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, destacou que o acordo firmado demonstra uma política bem estruturada no Ceará. "O Ceará sai de forma inovadora com a primeira medida estruturada de um estado da federação com essa possibilidade de pagar 50% do salário mínimo para 20 mil cearenses. É algo inovador. Trazer um novo investimento é sempre motivo de orgulho e o coroamento de uma política estruturada, responsável e partilhada."

Novos projetos

Maia Júnior ainda anunciou que uma nova fintech vai se instalar no município e existe a expectativa de geração de mais 90 empregos para jovens no município. "Não estamos deixando de dar atenção à economia já existente, que gera emprego, levando ao interior uma mensagem de trabalho e oportunidades".

O prefeito de Crateús, Marcelo Ferreira Machado, ressaltou o grande passo para a economia do município. “Me sinto honrado com o presente de hoje. É para ser parabenizado e festejado pelo povo de Crateús. A população está convicta de que nós estamos no caminho certo”, disse em tom de agradecimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

nova fábrica crateús empregos em crateús camilo santana fábrica crateús maia júnior protocolo entendimento

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar