Canadá: BoC mantém taxa básica, mas reduz ritmo de compras no QE

O Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) manteve sua taxa básica de juros em 0,25% ao ano, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira. Entretanto, a entidade decidiu reduzir o volume de compras semanais de bônus em seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês), de 3 bilhões de dólares canadenses para 2 bilhões. De acordo com a instituição, esse ajuste reflete um progresso contínuo em direção à recuperação econômica do país e o aumento da confiança do BoC na perspectiva econômica para o Canadá.

Em nota, o banco diz esperar que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça em torno de 6% em 2021, um pouco abaixo do previsto em abril. Para 2022, o PIB foi revisto para cima, a 4,5%. Para 2023, 3,25%. "Continuamos comprometidos em manter a taxa básica de juros no limite inferior efetivo até que a folga econômica seja absorvida, de modo que a meta de inflação de 2% seja alcançada de forma sustentável", afirma o BoC. Em sua projeção, isso deve ocorrer no segundo semestre de 2022.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Canadá BoC juros

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar