Dia dos Namorados: movimentação aumentou 30% no setor de alimentação fora do lar, aponta balanço

Mesmo com alta no fluxo de clientes, segmento critica horário de funcionamento reduzido para até 22 horas e capacidade de atendimento até 50%

O setor de alimentação fora do lar apresentou aumento médio de 30% no movimento de clientes no Dia dos Namorados, conforme balanço do Sindicato dos Bares, Restaurantes, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Ceará (Sindirest-CE) divulgado nesta segunda-feira, 14.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar de alta, a entidade critica a restrição de funcionamento até as 22 horas. "O horário reduzido dificultou pulverizar o público em mais horários, pois nossa capacidade ainda é reduzida em 50%, então, horário estendido daria condições de atender com total segurança", diz, em nota.

Considerada a melhor data para o segmento noturno, o Sindirest informa que, mesmo com horário reduzido, o movimento foi considerado bom.

Sobre os protocolos, a entidade detalha que elaborou e enviou aos filiados uma cartilha especial para o Dia dos Namorados reforçando os protocolos e cumprimento dos decretos para garantir segurança ao casais, e também a equipe envolvida. 

 

"Não há condições técnicas para se fazer um comparativo com 2020, pois estávamos totalmente fechados e o dia dos namorados foi exclusivamente por delivery, que financeiramente não gerou resultado para as empresas. Também não dá pra comparar com anos anteriores quando não havia pandemia, mas reafirmamos que foi uma data importante para o setor que teve também um aumento de casais turistas na cidade, estava previsto até 50% de ocupação, aumentando o movimento dos restaurantes de hotéis", aponta em nota.

Devido às restrições para o combate à disseminação do novo coronavírus, o Sindirest-CE explica que a data iniciou na sexta, dia 11, e se estendeu até domingo, dia 13, "pois muitos casais buscaram evitar possíveis aglomerações, e as já conhecidas esperas".

Segundo a entidade, restaurantes e bares ofereceram a antecipação com eventos em datas e horários diferentes para pulverizar o público. "Vimos também casais ontem nas praias, especialmente os casados, com filhos e que optaram por comemorar ao ar livre junto à família".

Em relação ao cumprimento dos protocolos pelo público, a nota frisa que não houve notícias de incidentes. "Orientamos para não descumprir protocolos, não permitir filas de espera em calçadas e nem pista de dança. Em geral, as ocorrências foram pequenas".

Apesar de criticas, o Sindirest-CE diz que foi um incremento importante ao setor, um respiro para reduzir tantas perdas de um ano tão difícil. "Esperamos o avanço da vacinação para em breve retornarmos a normalidade, com eventos dançantes em buffets e restaurantes. Esta é uma data para dois, então, não tivemos dificuldades em manter distanciamento, exceto o dos casais, estes estavam permitidos ficar bem pertinho".

Conforme O POVO observou, a área da Praia de Iracema e Varjota apresentou filas de espera nos restaurantes no sábado, 12, de Dia dos Namorados. Os registros de aglomerações, inclusive, foram criticados pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

 

Veja atividades proibidas no Ceará

Mesmo com o avanço da flexibilização econômica e comportamental, algumas atividades continuam sendo proibidas no Ceará, devido aos indicadores ainda críticos da pandemia do novo coronavírus. Entre eles, podemos citar a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com índice de 85,3% no domingo, 13, de acordo com dados do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Como é reiterado por especialistas de forma recorrente, as aglomerações “lideram” a lista de proibições como uma das situações de maior risco para a disseminação da doença. Também está proibida a circulação de pessoas em espaços públicos e privados, a menos que para a prática esportiva individual, deslocamentos imprescindíveis ou acesso a atividades essenciais.

LEIA TAMBÉM | Ceará tem novo decreto em vigor: veja o que pode e o que não pode a partir de segunda

As festas e eventos de quaisquer tipo também estão suspensos. A exceção, publicada no último decreto, é para reuniões de trabalho. São permitidos encontros em ambientes abertos ou fechados, desde que seguido protocolos determinados, como a entrada apenas de pessoas que tenham tomado as duas doses da vacina ou com resultado negativo de RT-PCR com prazo máximo de 48 horas antes da reunião.

Até agora, também seguem proibidas as feiras de qualquer natureza, mas o Estado estuda protocolos para permitir que a atividade retome o funcionamento. Há previsão, de acordo com anunciado pelo governador Camilo Santana (PT), de que essas atividades voltem a funcionar a partir do dia 21 de junho.

Outro estabelecimento que ainda não pode funcionar são os parques aquáticos. A exceção, neste caso, aplica-se aqueles associados a empreendimentos hoteleiros, desde que a capacidade de atendimento seja limitada a 20%. Os teatros, públicos e privados, também não podem funcionar.

Veja lista do que segue proibido, de acordo com o último decreto

  • Aglomeração e circulação de pessoas em espaços públicos ou privados, tais como praias, praças, calçadões — ressalvado o uso para a prática esportiva individual, deslocamentos imprescindíveis ou acesso a atividades essenciais.
  • Festas e quaisquer tipos de eventos
  • Feiras de qualquer natureza
  • Funcionamento de parques aquáticos e teatros, públicos ou privados

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dia dos namorados movimentacao fim de semana ceara fotaleza bares restaurantes alimentacao fora do lar pandemia covid coronavirus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar