Inflação dos aluguéis acumula taxa de 14,39% neste ano

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), em maio de 2020, o IGP-M registrava taxas de 0,28% no mês e de 6,51% em 12 meses

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel do País, subiu 4,10% em maio. Com a taxa, que é superior ao 1,51% do mês anterior, o índice acumula altas de 14,39% no ano e de 37,04% em 12 meses. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), em maio de 2020, o IGP-M registrava taxas de 0,28% no mês e de 6,51% em 12 meses.

LEIA MAIS | Com 2ª inflação mais alta no País, consumidor reduz compras e substitui itens

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Ricardo Coimbra, a disparidade entre o índice de inflação (IPCA) e o IGP-M provocaram um desequilíbrio no mercado. Muito utilizado para reajustes de aluguéis, mas também em muitos contratos de fornecimento de produtos e serviços, a partir do entendimento entre as partes, tem se encontrado um meio termo.

"Tem havido um crescimento um crescimento na oferta de imóveis para alugar em função da crise da pandemia que aumentou o desemprego e fez com que diversas empresas fechassem as portas. Então, seja na área residencial ou comercial, os proprietários têm encontrado dificuldades para efetivar novos contratos", afirma o economista.

A alta de abril para maio foi puxada principalmente pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que subiram 5,23% em maio, acima do 1,84% de abril.

LEIA MAIS | IGP-M desacelera a 1,51% em abril, na maior taxa para o mês desde 1995, diz FGV

Houve altas também no Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo e que passou de 0,44% em abril para 0,61% em maio, e no Índice Nacional de Custo da Construção, que subiu de 0,95% para 1,80%. (Samuel Pimentel, com informações da Agência Brasil)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Economia Inflação Aluguel IGP-M FGV

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar