Tire suas dúvidas sobre impostos no seminário sobre educação e cidadania fiscal

Com o tema "Cidadania e Solidariedade Fiscal: Qual é o valor da sua cidadania?", seminário virtual, a ser realizado no dia 28, será composto por dois painéis

Projeto “Cidadania e Solidariedade Fiscal” vai debater sobre impostos em seminário virtual no dia 28 de maio, na sexta-feira da próxima semana, às 9 horas. Serão respondidas perguntas como: por que pagamos tributos? Tributos e impostos são a mesma coisa? Eu preciso mesmo pedir a nota fiscal? E para onde vai tudo o que é pago?

E ao saber destas respostas, o cidadão exercita a participação social no processo de aplicar e fiscalizar os recursos públicos. É por meio da educação fiscal que a cidadania é também praticada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O seminário ainda é acompanhado de matérias e documentários publicados em site específico e conteúdos especiais veiculados no O POVO, cujo tema educação para a cidadania fiscal ganha relevância.

O material será publicado durante o mês de maio, aproveitando o Dia Estadual da Educação Fiscal, celebrado no próximo dia 25.

Resumo do seminário

Com o tema “Cidadania e Solidariedade Fiscal: Qual é o valor da sua cidadania?”, o seminário virtual, no dia 28 de maio, será composto por dois painéis, que começarão às 9 horas.

No primeiro painel, “Os desafios da administração fiscal dialógica” serão discutidos por André Dias e Camily Cruz. O segundo será sobre “O papel do direito financeiro como indutor da cidadania Fiscal”, com os palestrantes Heleno Taveira Torres e Denise Lucena Cavalcante. A jornalista Maísa Vasconcelos será a mediadora.

A abertura do seminário será feita pelo presidente executivo do Grupo de Comunicação O POVO, João Dummar Neto, e pela secretária da Fazenda do Estado, Fernanda Pacobahyba.

Projeto

A educação fiscal será o foco também de mais conteúdos a serem publicados no O POVO. Uma série com cinco webdocs, desenvolvidos especialmente para as redes sociais, além de cinco matérias no portal e cinco programas de TV abordarão o valor da nota fiscal, os benefícios da formalização do seu negócio e a cidadania fiscal como propósito educacional.

O material será veiculado entre os dias 17 e 28 de maio. Todo o conteúdo estará disponível no site especial do projeto.

O “Cidadania e Solidariedade Fiscal: Qual é o valor da sua cidadania?” tem a coordenação geral de Valéria Xavier e apoio do Governo do Estado do Ceará.

Inscrição 

A inscrição no evento, que terá três horas de duração, dará direito a um certificado digital emitido pelo O POVO. As inscrições podem ser feitas pelo link do Cidadania Fiscal.

O público-alvo é formado por secretários de Finanças municipais e suas equipes técnicas, prefeitos, estudiosos sobre tributação, juristas e financistas, além do público em geral interessado pelo tema. 

SERVIÇO

Webinar “Cidadania e Solidariedade Fiscal: Qual é o valor da sua cidadania?”

Quando: 28 de maio, das 9 às 12h

Onde: pela plataforma Zoom e pelos perfis do O POVO no Facebook e no YouTube

Mais informações: Site especial do Cidadania Fiscal

Inscrições são no link do webinar Cidadania e Solidariedade Fiscal 

Programação do webinar e currículo dos participantes

Webinar Cidadania e Solidariedade Fiscal: Qual é o valor da sua cidadania?

Abertura com João Dummar Neto (O POVO) e Fernanda Pacobahyba (Sefaz)

Apresentadora e moderadora: Maísa Vasconcelos

Painel 1. Os desafios da administração fiscal dialógica
Palestrante 1: André Dias
É juiz federal em Fortaleza-CE, Doutor em Direito do Estado pela USP, Mestre em Direito pela UFC. Tem MBA em Poder Judiciário pela FGV Direito Rio. É professor titular da Uni7 (graduação e Mestrado em Direito) e de cursos de pós-graduação. É ex-procurador da Fazenda Nacional.

Palestrante 2: Camily Cruz
É procuradora-geral executiva do Contencioso Tributário do Estado do Ceará, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e membro titular do Conselho de Relacionamento com o Contribuinte (Condecon/CE). Exerceu o cargo de procuradora da Fazenda Nacional.

Painel 2. O papel do direito financeiro como indutor da cidadania fiscal
Palestrante 1: Heleno Taveira Torres
É professor titular de Direito Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Livre Docente (USP), advogado e parecerista. 

Palestrante 2: Denise Lucena Cavalcante
É professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), com Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa. É procuradora da Fazenda Nacional.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

impostos tributos #coluna Neila Fontenele #Educação na pandemia #dados sobre educação #cidades ampliam investimentos fiscal seminario educaçao fiscal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar