PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Sefaz disponibiliza a partir desta segunda (3) atendimento por videoconferência

Inicialmente o novo canal de atendimento é apenas para demandas relacionadas ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), cadastro, nota fiscal avulsa e regimes especiais (fiscalização e controle; lagosta, camarão e pescado; castanha de caju, pedúnculos e líquido de castanha de caju; borra, cera bruta e pó de carnaúba; couro e pele).

Irna Cavalcante
08:52 | 03/05/2021
O atendimento na modalidade videoconferência será disponibilizado, inicialmente, apenas para resolver demandas de alguns tipo de impostos.  (Foto: Barbara Moira)
O atendimento na modalidade videoconferência será disponibilizado, inicialmente, apenas para resolver demandas de alguns tipo de impostos. (Foto: Barbara Moira)

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) disponibiliza a partir desta segunda-feira, 3, uma plataforma de atendimento ao público por videoconferência. O objetivo do novo serviço é facilitar a rotina dos contribuintes neste contexto de pandemia, em que as atividades presenciais do órgão estão suspensas, com exceção dos postos fiscais.

De acordo com a secretaria, o atendimento será voltado, inicialmente, para demandas relacionadas ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), cadastro, nota fiscal avulsa e regimes especiais (fiscalização e controle; lagosta, camarão e pescado; castanha de caju, pedúnculos e líquido de castanha de caju; borra, cera bruta e pó de carnaúba; couro e pele).

O atendimento pelo canal deve ser agendado previamente. Para ter acesso ao serviço virtual, o contribuinte deve ligar para o Plantão Fiscal, no telefone (85) 3108-2200, e fazer o agendamento (opção 7 da gravação) no horário de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas. A ligação será encaminhada para um atendente que dará opções de datas e horários para o atendimento remoto.

Na sequência, será preenchido um formulário sobre a demanda. Depois, o contribuinte receberá um email com o link para entrar na sala virtual no dia e hora marcados. A sessão com o servidor fazendário ocorrerá via Google Meet e terá duração máxima de 30 minutos.

O orientador da Célula de Atendimento da Coordenadoria de Atendimento e Execução da Sefaz, Wilton
Bessa, explica que a tendência é que, em médio prazo, o novo serviço substitua, no que puder, o atendimento presencial. "É mais um canal que a Sefaz está abrindo para os cidadãos”.