Duas das 5 atividades de serviços registraram alta em janeiro ante dezembro

Duas das cinco atividades de serviços registraram crescimento na passagem de dezembro de 2020 para janeiro de 2021, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume de serviços prestados subiu 0,6% em janeiro ante dezembro.

Os avanços foram registrados em transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,1%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (3,4%).

O setor de transportes acumulou um ganho de 29,6% entre maio de 2020 e janeiro de 2021, mas está 2,7% abaixo do patamar de fevereiro, no pré-pandemia. Em janeiro, houve crescimento no transporte coletivo de passageiros.

Nos serviços profissionais, administrativos e complementares, houve uma expansão de 13,9% entre junho de 2020 e janeiro de 2021, mas o setor ainda está 4,7% abaixo do nível pré-pandemia.

"Em janeiro, a reação foi puxada pelo segmento de engenharia, que não tem caráter relacionado com questão presencial", observou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.

Entre as perdas na passagem de dezembro para janeiro, a mais acentuada ocorreu no setor de outros serviços (-9,2%).

Os demais resultados negativos ocorreram nos serviços de informação e comunicação (-0,7%) e nos serviços prestados às famílias (-1,5%).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IBGE SERVIÇOS JANEIRO atividades

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar