China avalia aperto na política monetária após conseguir controlar covid

As taxas de juros devem subir neste ano na China, afirmou um importante regulador do setor bancário e de seguros, o que sinaliza um plano de autoridades para apertar a política monetária após o país controlar a disseminação da covid-19 dentro de suas fronteiras. Alguns países desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos têm adotado políticas monetárias muito relaxadas para estabilizar suas economias, mas isso tem produzido efeitos colaterais, afirmou Guo Shuqing, diretor da Comissão Regulatória Bancária e de Seguros da China, durante entrevista coletiva nesta terça-feira.

Os mercados financeiros na Europa, nos EUA e em outras nações desenvolvidas têm avançado, em contraste com suas economias ainda fracas, o que aumenta preocupações de que essas bolhas possam eventualmente estourar, acrescentou o importante regulador financeiro.

Diante de uma economia altamente globalizada e do fluxo rápido de capital estrangeiro para a China, Pequim tem planejado formas de gerenciar o fluxo de capital e evitar qualquer turbulência nos mercados financeiros domésticos, disse Guo.

Ele acrescentou que, até agora, a escala e a velocidade das entradas de capital estão dentro do controle de Pequim.

Nos últimos anos, o tamanho do sistema "bancário paralelo" ("shadow banking") recuou cerca de 20 trilhões de yuans (US$ 3,1 trilhões) na China, tornando o sistema financeiro mais saudável e estável, afirmou Guo.

Ainda assim, ele demonstrou preocupação com o mercado imobiliário, que tem uma bolha que se expande há anos na China. "Muitos compraram casas não para morar, mas para investir ou especular, o que é muito perigoso", alertou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus crise China política monetária

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar