Procon-SP pede explicações a Serasa sobre coleta de senhas bancárias

Em nota, a instituição comunicou que a Serasa deverá se pronunciar, em até 24 horas, sobre aspectos que envolvem a pesquisa e a coleta de senhas de internet banking

A unidade paulista do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) notificou o Serasa nesta segunda-feira, 1º, em relação a senhas bancárias de usuários coletadas pela empresa. A solicitação de senha era feita em pesquisa online apresentada na “área do cliente” do site da empresa. O Procon procura entender o porquê desses dados terem sido coletados, além da direção que eles tomaram.

LEIA MAIS | Procon de SP notifica empresas de telefonia sobre vazamentos de dados

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A pesquisa tinha como objetivo levantar informações para “tornar mais precisa a análise de crédito brasileiro”. Além de senha internet banking, eram solicitados CPF, agência bancária e conta com dígito. Segundo apuração do portal Uol Tilt, a pesquisa saiu do site da empresa na última sexta-feira, 26.

Em nota, o Procon-SP comunicou que a Serasa deverá se pronunciar, em até 24 horas, sobre objetivo ou finalidade da pesquisa, os meios de veiculação, a quem foi direcionada, a quantas pessoas foi apresentada, e quais foram os critérios utilizados para definição de público-alvo.

LEIA TAMBÉM | Ceará tem quase 1900 lojas fechadas em 2020

Ainda, a Serasa deverá relatar quais informações foram passadas aos participantes da pesquisa, além de quais dados foram coletados e por quanto tempo o estudo ficou no ar. De modo a entender se a empresa violou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Procon solicitou à Serasa o número de participantes da pesquisa e as formas de tratamento das informações coletadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

procon notifica serasa coleta senhas bancárias serasa programa proteção defesa consumidor serasa explicações senhas coletadas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar