Conab inicia coleta de dados agrícolas no Ceará

Até o dia 27, a Conab vai percorrer 84 municípios cearenses para levantar informações sobre a cultura de grãos produzidos no Estado

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou nesta semana a coleta de informações sobre o estágio em que se encontram as culturas de grãos produzidos no Ceará. Os dados obtidos vão compor o 6° Levantamento da Safra de Grãos 2020/21, realizado pela estatal em âmbito nacional e divulgado no dia 11 de março.

O trabalho de campo que segue até o dia 27 deste mês será feito em 84 municípios, como Quixadá, Sobral, Quixeramobim, Iguatu, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Tianguá e Crato.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Ceará, são feitas estimativas de produção para a cultura do milho, feijão, algodão, arroz, amendoim e mamona. Na pesquisa, são avaliadas questões como: condições climáticas, rendimento do produtor, tipo de semente utilizada, quantitativo de safra, além do percentual previsto de plantio e colheita.

De acordo com o último boletim da Conab, no Ceará, esses produtos tiveram produção de 433,6 mil t (milho), 119,7 mil t (feijão), 2,9 mil t (algodão), 16,5 mil t (arroz), 300 t (amendoim) e 200 mil t (mamona).

Em 2020, a produção da safra de grãos encerrou o ano em 794.480 toneladas. Alta de 40,71% em relação ao ano anterior (564.616 t). 

Instituições como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), IBGE e secretarias de agricultura municipais colaboram também com a pesquisa.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cultura de grãos no Ceará; safra 2020/21; CONAB; produção agrícola no Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar