Ceará entra no top 10 do Brasil em potência instalada de matriz solar na geração distribuída

Dos 184 municípios cearenses, 98,4% possuem residências, comércios, indústrias, propriedades rurais ou prédios públicos, que geram a própria energia por meio de fonte solar

O Ceará entrou para o top 10 dos estados brasileiros com maior potência instalada de matriz solar na geração distribuída, que se refere a quem gera a própria energia. Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), o Estado possui 161,5 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

São 10.402 conexões operacionais, em 181 cidades, o equivalente a 98,4% dos 184 municípios. Conforme a entidade, 13.229 consumidores cearenses já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

A partir dos números, o Ceará figura como nono no ranking da ABSolar de potência instalada de energia solar. Segundo a entidade, Estado corresponde a 3,5% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.

Em nota, Jonas Becker, coordenador estadual da ABSolar no Ceará, comenta que o Estado é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. "A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os paranaenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”.

Também por meio de nota, o presidente executivo da ABSolar, Rodrigo Sauaia, afirma que a matriz fotovoltaica terá função mais estratégica para as metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos estados brasileiros. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

energia solar ceara matriz fotovoltaica geração da propria energia geração distribuida consumidores que geram a propira energia geracao da propria energia to 10 energia brasil absolar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar