Investimentos sobem 3,1% em novembro ante outubro, diz Ipea

O indicador do Ipea decompõe os investimentos entre aportes em máquinas e equipamentos, na construção civil e em outros itens

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) avançou 3,1% em novembro ante outubro de 2020, informou nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em relação a novembro de 2019, o indicador apontou avanço de 3,6%.

Com os dados de novembro de 2020, o trimestre móvel encerrado naquele mês fechou com uma alta de 6,3% ante o trimestre móvel imediatamente anterior. Por outro lado, o trimestre móvel até novembro de 2020 registrou queda de 2,3% ante igual período de 2019. No acumulado em 12 meses até novembro de 2020, os investimentos caíram 4,4%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O indicador do Ipea decompõe os investimentos entre aportes em máquinas e equipamentos, na construção civil e em outros itens. O consumo aparente de máquinas e equipamentos (produção nacional destinada ao mercado interno acrescida às importações) apresentou um crescimento de 7,7% em novembro, encerrando o trimestre móvel com uma alta de 14%.

"Enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos cresceu 10,9% em novembro, a importação aumentou 20,1% em igual período", diz a nota com a divulgação do indicador, publicada no blog da Carta de Conjuntura do Ipea.

A componente dos investimentos associada à construção civil registrou variação nula em novembro ante outubro. "O resultado sucede à pequena acomodação ocorrida no mês anterior. Com isso, o segmento registrou um avanço de 1,6% no trimestre móvel", diz a nota do Ipea.

A componente "outros", que inclui os aportes em pesquisa e desenvolvimento, subiu 0,7% em novembro ante outubro, com alta de 2,8% ante novembro de 2019.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ipea FBCF novembro indicador investimentos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar