PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

IFI faz parte de rede global de monitoramento

13:50 | 30/11/2020

A Instituição Fiscal Independente (IFI) faz parte de uma rede de monitoramento da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) que incentiva as boas práticas na divulgação dos dados fiscais, mesmo o Brasil ainda não fazendo parte do grupo. Na pandemia da covid-19, as IFIs mundo afora tiveram papel importante para acompanhar se os recursos que estavam sendo anunciados de fato estavam sendo usados.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, uma das coordenadoras da rede de IFIs da OCDE, Scherie Nicol, diz que está muito impressionada com a rapidez com que o órgão brasileiro conseguiu se estabelecer e tem sido muito efetivo na comunicação.

Segundo ela, as IFIs têm que ter canais eficientes de comunicação para poderem ser ouvidas. "Honestamente, comunicação é tudo", afirma a analista da divisão de gestão pública e orçamento da OCDE.

Scherie conta que as IFIs têm feito um bom trabalho de acompanhamento dos recursos que foram gastos na pandemia. As medidas foram anunciadas em série, em meio à pressa dos governos por causa da emergência sanitária.

Segundo Scott Cameron, analista da divisão de Gestão Pública da OCDE que trabalhou na IFI canadense, as IFIS deram transparência aos dados e também às previsões econômicas que muitas vezes os governos "relutavam" em divulgar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.