Participamos do

ANS define que recomposição do reajuste suspenso de plano de saúde será parcelada

17:51 | Nov. 19, 2020
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Agência Nacional de Saúde (ANS) definiu nesta quinta-feira, 19, que os beneficiários de planos de saúde que tiveram suspensas as cobranças de reajuste anual e por faixa etária por causa da pandemia da covid-19, terão diluído o pagamento desses valores em 12 meses, com parcelas iguais. As operadoras devem esclarecer os valores cobrados nos boletos que serão enviados a partir de janeiro de 2021.

A reguladora também instituiu os reajustes máximos que poderão ser cobrados para os planos individuais ou familiares (8,14%, entre maio de 2020 a abril de 2021) e para os planos que têm o cálculo regulamentado por Termos de Compromisso, que variam de acordo com a operadora de saúde.

Em agosto, a ANS decidiu suspender os reajustes anuais levando em conta o cenário de dificuldades econômicas provocado pela pandemia. Além disso, também considerou o menor volume de utilização dos serviços de saúde no período.

Segundo a agência, a suspensão dos reajustes abarcou 20,2 milhões de beneficiários em relação à correção anual por variação de custos, e 5,3 milhões de beneficiários que têm ajuste determinado por mudança de faixa etária.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar