Participamos do

Mourão diz que alta dos alimentos é consequência do auxílio emergencial

Vice-presidente prevê que alta seja sazonal e que ‘daqui a pouco volta tudo ao normal’
15:10 | Set. 09, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta quarta-feira, 9, que a alta dos preços de alimentos da cesta básica é consequência do dinheiro que o governo federal injetou na economia com programas sociais, sendo o auxílio emergencial o principal deles. De acordo com Mourão, a elevação dos preços é uma questão de “lei da oferta e da procura”.

Implementado por conta da pandemia de Covid-19, o auxílio proveu renda extra para mais de 60 milhões de trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados no País.

LEIA MAIS | Mesmo na pandemia, preço de alimentos e bebidas sobe em Fortaleza

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Uma porção de gente comprando porque o dinheiro que o governo injetou na economia foi muito acima do que as pessoas estavam acostumadas, tanto que está havendo grande compra de alimentos e de material de construção. As pessoas estão se alimentando melhor e melhorando suas casas, essas são duas áreas onde está havendo bastante gasto", disse o vice-presidente em Brasília. As informações são do portal de notícias UOL.

Mourão também lembrou que as exportações de arroz se intensificaram nos últimos meses por conta do aumento do dólar, que torna a venda para outros países mais atrativa do que para o mercado interno para alguns produtores.

"Também estamos vendendo bastante para o mercado externo. A safra de arroz nos últimos anos, a área plantada diminuiu porque os arrozeiros tiveram muito prejuízo, o cara muda de ramo, agora eles estão replantando", comentou. O vice-presidente concluiu afirmando que o momento pode ser passageiro. “É um momento sazonal, daqui a pouco volta tudo ao normal", completou.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar