PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

PIB da zona do euro tem contração histórica de 12,1% no 2º tri, confirma Eurostat

Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB do bloco registrou um tombo de 15% entre abril e junho

07:57 | 14/08/2020
O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro encolheu 12,1% no segundo trimestre de 2020 ante os três meses anteriores em meio ao impacto da pandemia da Covid-19, sofrendo a maior contração numa série histórica iniciada em 1995, de acordo com revisão divulgada nesta sexta-feira, 14, pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB do bloco registrou um tombo de 15% entre abril e junho.
Os números vieram em linha com as expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal e confirmaram estimativas iniciais publicadas no fim de julho.

Exportações

Segundo dados com ajustes sazonais publicados também nesta sexta pela Eurostat, as exportações da zona do euro saltaram 11,2% em junho ante maio, enquanto as importações cresceram 5,2% no período.
Os resultados marcaram o segundo mês de avanço do comércio externo da zona do euro, após quedas históricas causadas pela pandemia de coronavírus em abril.
As exportações, porém, continuam 17% abaixo dos níveis de fevereiro, último mês antes de a Covid-19 começar a prejudicar os fluxos comerciais do bloco.
Já o superávit da balança comercial da zona do euro aumentou de 8,6 bilhões de euros em maio para 17,1 bilhões de euros em junho, também no cálculo com ajustes sazonais.