PUBLICIDADE
Economia
Noticia

Crescimento das vendas no comércio em junho chega a 36% no Ceará

O resultado cearense foi bem superior à média nacional, que teve alta de 12,6% no comércio varejista cearense ampliado

Samuel Pimentel
20:36 | 12/08/2020
Comércio vem retomando suas atividades gradativamente e já se encontra mais aquecido nesse momento (Foto: Thais Mesquita)
Comércio vem retomando suas atividades gradativamente e já se encontra mais aquecido nesse momento (Foto: Thais Mesquita)

O saldo total das vendas no comércio varejista cearense ampliado registrou crescimento de 36,1% no Ceará no mês de junho, na comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio. O resultado cearense foi bem superior à média nacional, que teve alta de 12,6%. Em relação a junho de 2019, o comércio varejista ampliado no Estado recuou 8,8%, a quinta taxa negativa seguida. O acumulado nos últimos 12 meses foi de -6%.

Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram queda na avaliação quando comparadas ao resultado de 2019. As maiores reduções de consumo estão relacionadas aos livros, jornais, revistas e papelaria (-53,1%); tecidos, vestuário e calçados (-52,9%); combustíveis e lubrificantes (-19,8%); móveis e eletrodomésticos (-15,1%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,9%).

Apenas equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (15,6%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,3%) tiveram alta.