Participamos do

Governo nega confirmação de centro de distribuição da Amazon no Ceará: "Esperança para o futuro, nada mais"

As negociações estão mais avançadas para a instalação do Data Center, apesar dos efeitos econômicos decorrentes da pandemia do novo coronavírus
09:33 | Jul. 07, 2020
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, desmentiu informação de que a Amazon, uma das líderes do varejo mundial, teria concretizado negociação para centro de distribuição no Estado. O secretário explicou que, ao saber do boato, entrou em contato com a diretoria da empresa, que negou a informação. A Amazon ainda lamentou, em conversa com o secretário, que esse tipo de rumor e especulação aconteça no País inteiro.

No dia 16 de maio, O POVO noticiou que o Estado estava negociando a construção de centro de distribuição da Amazon no Ceará. Na ocasião, a secretária da Fazenda (Sefaz), Fernanda Pacobahyba, disse que o modelo tributário cearense foi apresentado com o objetivo de atrair a companhia. As pretensões do poder público para instalação do equipamento surgiram após a empresa anunciar, em dezembro do ano passado, um centro de distribuição na cidade de Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife, em Pernambuco.

Oferecendo incentivos fiscais semelhantes, o Ceará abarcaria outras regiões que não estariam no radar da central pernambucana, que mira em Recife, João Pessoa, Natal, Maceió e também Fortaleza. Além das demandas locais, o empreendimento visaria a entregas para a região Norte do Brasil. No contexto da pandemia, Maia Júnior ressaltou a importância de um negócio como esse em decorrência das restrições de circulação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Seria ótimo um centro de distribuição para o Ceará. Temos esperança que poderia vir no futuro, mas nada mais que isso." O secretário enfatizou ainda que qualquer tipo de futura concretização será divulgado para a imprensa e a sociedade cearense por meio de anúncio do governador. 

O POVO procurou a Amazon, que afirmou que não está construindo um centro de distribuição no Ceará, tampouco tem acordos ou negociações com qualquer organização no momento.

Data Center

As negociações com a Amazon para a construção de um Data Center na Capital estão avançadas, de acordo com o secretário. Ele explica, no entanto, que a pandemia freou as negociações com a empresa. A esperança da pasta estadual é que após o momento mais crítico da crise sanitária, as conversas possam ser retomadas.

Ele ressaltou que o Estado tem confiança nessa área devido aos avanços que têm feito nos últimos anos em relação ao hub tecnológico. Fortaleza é destaque mundial, com 14 cabos submarinos de fibra ótica. Os equipamentos são capazes de interligar o Brasil com os seguintes continentes: África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Estima-se que até 2021 esse número suba para 18.

Centro de distribuição em Pernambuco

A empresa norte-americana de e-commerce Amazon terá um centro de distribuição (CD) em Pernambuco. O CD será instalado no centro logístico Armazenna Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR), e agilizará entregas da empresa.

O novo Centro de Distribuição permitirá à Amazon acelerar a entrega para a região de milhares de produtos armazenados localmente e possibilitará a entrega em até dois dias para cinco capitais do Nordeste (Recife, João Pessoa, Natal, Maceió e Fortaleza).

"Estamos satisfeitos que a Amazon tenha escolhido Pernambuco para sediar seu mais novo centro de distribuição no Brasil. Esse investimento, tendo em vista a qualidade das instalações, ajudará a impulsionar a nossa economia, gerando emprego e renda, além de reforçar a nossa condição de hub natural do Nordeste", comentou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

De acordo com o Governo Estadual, a escolha da federação para construção do centro aconteceu pela facilidade de conexão com outras capitais do Nordeste. A intenção da Amazon é continuar sua expansão pelo Nordeste, para garantir que os consumidores tenham uma maior variedade de produtos por meio de uma “entrega rápida”.

"Temos acesso a 90% do PIB da região localizados num raio de 800 quilômetros, conectando o Recife a outras sete capitais nordestinas. Mas além de localização privilegiada, a gente constrói todo o apoio complementar no diálogo com o setor privado, oferecendo apoio em infraestrutura ou incentivos fiscais e de inteligência de mercado", comentou Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

Com informações do Jornal do Commercio, via Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar