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Aplicativo Caixa Tem apresenta erros e usuários reclamam nas redes sociais

A plataforma é o único meio oferecido pela Caixa para movimentar o auxílio emergencial até a data de saque
13:51 | Jul. 07, 2020
Autor Redação O POVO
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Os usuários do aplicativo Caixa Tem estão com problemas no acesso desde a semana passada. Os relatos são de que o aplicativo da Poupança Social Digital exibe mensagens de "erro 403", não deixa pagar boletos e impede consultas ao auxílio de R$ 600 e ao FGTS emergencial. A Caixa Econômica Federal informa que o motivo dos problemas é a "magnitude de acessos", com média de 500 mil usuários por hora.

A plataforma é o único meio de movimentar o auxílio emergencial de R$ 600 oferecido pela Caixa antes da liberação para o saque e tem o propósito de evitar aglomerações em agências. O benefício criado pelo Governo Federal busca minimizar os efeitos da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.

Quem acessa o aplicativo Caixa Tem recebe o aviso: "Você está numa sala de espera virtual". A tela que aparece estima o tempo previsto para que o beneficiário consiga executar qualquer serviço oferecido pelo app, como pagar boletos ou usar o cartão de débito virtual da Caixa.

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O app e o internet banking da Caixa, por sua vez, chegaram a ficar fora do ar nessa segunda-feira, 6, conforme o portal Tecnoblog apurou. Um dos problemas mais mencionados é que o Caixa Tem não deixa pagar boletos mesmo dentro do horário permitido, das 7 horas às 21 horas.

Na plataforma DownDetector, que oferece informações em tempo real sobre problemas em serviços que os usuários consideram essenciais, vários beneficiários reclamavam nesta terça-feira, 7.

"Estou tentando acessar desde ontem cedo, fiquei mais de 4 horas na fila e, quando consegui, o aplicativo dá erro ao consultar saldo e não realiza pagamento de boletos, simplesmente aparece a mensagem 'Tente novamente'. Já sai hoje cedo, esperei na fila para entrar novamente e o erro persiste. Esse app é uma vergonha", escreveu uma usuária.

O Caixa Tem também passa por outros tipos de falha. O usuário pode se deparar com o erro 403 que impede acesso ao app; ou com a mensagem “Não existe cadastro para o CPF informado” mesmo se você já tiver uma conta. (Ao tentar fazer um novo cadastro, você verá o aviso “CPF já existe”.)

Há ainda as mensagens de erro “Sua sessão expirou” durante a fila de espera; ou “Houve um problema ao consultar seu saldo”; ou “Transação recusada” ao utilizar o cartão virtual em compras; ou “Nenhuma informação disponível” ao consultar o extrato.

Caixa diz que app passa por melhorias

Em nota, a Caixa afirmou que o aplicativo Caixa Tem está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. O banco esclarece também que "devido à magnitude de acessos, média de 500 mil usuários por hora, podem ocorrer intermitências momentâneas em alguns serviços."

A Caixa assegura ainda que "os clientes e beneficiários estão conseguindo efetivar suas operações". No total, "já são cerca de 40 milhões de usuários únicos, mais de 1,2 bilhão de consultas de saldo/extrato, 17,7 milhões de boletos pagos e 3,5 milhões de compras utilizando as maquininhas/QR Code", segundo o banco informou ao O POVO nesta terça-feira, 7.

Ainda de acordo com a Caixa, o aplicativo passa por melhorias, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período.


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