Participamos do

Associação realiza evento virtual para tirar dúvidas sobre Imposto de Renda

Durante o encontro, os contribuintes terão mais informações de como destinar parte do dinheiro pago para iniciativas solidárias

A Associação Peter Pan realizará um workshop para tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda na próxima sexta-feira, 12. O encontro gratuito, que acontecerá virtualmente por meio da plataforma Zoom, falará ainda em como usar a declaração como uma ferramenta de solidariedade.

Participam do evento a presidente da Associação Peter Pan, Olga Freire, a coordenadora de captação de recursos da instituição, Admara Pinheiro, e a diretora de uma empresa de assessoria contábil, Sara Rocha. Para participar os interessados devem entrar em um grupo do WhatsApp para receber instruções de acesso.

No início de abril, o Governo Federal anunciou a prorrogação em dois meses do prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF). Antes com limite em 30 de abril, agora o procedimento poderá ser feito até 30 de junho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia MaisComo declarar investimentos no Imposto de Renda

Na ocasião, o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, disse que a medida visa auxiliar pessoas que estão em isolamento social, realizando trabalho remoto, mas cujos documentos necessários para realizar a declaração permanecem na sede da empresa. Ele afirmou, porém, que o ritmo de entrega de declarações neste ano está superior ao do ano passado.

Solidariedade para idosos

Sancionada em janeiro do ano passado, a lei nº 13.797 permite que pessoas físicas realizem doações diretamente do Imposto de Renda para conselhos que prestam auxílio aos idosos em qualquer uma das esferas: municipal, estadual ou federal. No Ceará, os contribuintes podem doar para o fundo gerido pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI-CE).

No ato de preencher a declaração, o contribuinte pode escolher o Fundo do Idoso e a esfera de atuação que deseja destinar (nacional, estadual ou municipal). É necessário escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto devido e confirmar a opção “doações diretamente na declaração”.

“Todos deveriam abraçar essa causa e não ter medo de destinar. É uma ação muito segura. Essas destinações são auditadas e controladas pelos conselhos municipais do idoso, garantindo que esses recursos sejam investidos em instituições sérias”, enfatizou Jucileide Nogueira, coordenadora da Comissão do Programa de Voluntariado do Conselho Regional do Ceará.

Serviço

O que: tira-dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda
Onde: na plataforma Zoom, inscrições através deste link
Quando: na próxima sexta-feira, 12, às 10 horas
Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar