Participamos do

11 comércios fechados por falta de autorização para funcionamento no 1º dia de reabertura em Fortaleza

Agência de Fiscalização do Município (Agefis) ainda retirou 40 ambulantes de praças e espaços públicos

Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) fechou 11 comércios que estavam funcionando sem autorização neste primeiro dia de reabertura do setor econômico, 1º de junho. Os estabelecimentos estavam desrespeitando o Plano de Reabertura Responsável do Governo Estadual, que determina quais e estabelecimento do setor produtivo, comercial e de serviços podem voltar a funcionar. A Agefis retirou ainda 40 ambulantes que estavam ocupando praças e espaços públicos da Capital.

>> Com aglomerações e congestionamentos, veja como foi o 1º dia de transição de economia no Ceará

As ações de fiscalização foram reforçadas nesta segunda-feira, 1º, como forma de garantir o cumprimento das determinações estaduais, bem como municipais, que empregam a reabertura, mas não suspenderam o isolamento social.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Três novas equipes de fiscalização foram implementadas para evitar aglomerações ao redor de casas lotéricas e agências bancárias em Fortaleza. Em cada abordagem feita pelos agentes, eram distribuídos frascos de álcool em gel e máscara de tecido, bem como informações sobre a importância do isolamento.

As rondas de fiscalização feitas pela Agefis contaram com apoio da Guarda Municipal de Fortaleza e se concentraram em áreas tradicionais de grande fluxo de pessoas, em especial de feiras ao ar livre e regiões com núcleos comerciais. Dentre as regiões com maior efetivo de fiscalização estão Parque das Crianças, praças da Lagoinha e do Ferreira e as vias Floriano Peixoto, Major Facundo, Barão do Rio Branco, General Sampaio e Guilherme Rocha, todas no Centro.

>> Veja quais empresas poderão reabrir no Ceará em cada fase do plano do governo 

“É esse isolamento longo e demorado que tem a cada dia diminuído o número de mortos”, pontuou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), ao comentar sobre a fase de reabertura do setor produtivo, em pronunciamento pelas redes sociais nesta segunda-feira, 1º. O governante municipal destacou ainda que o isolamento deve ser rigidamente mantido pelos setores que não estão autorizados a retomarem suas atividades.

Roberto Cláudio pontuou que embora a reabertura esteja sendo guiada por indícios de desaceleração da curva de transmissão do vírus na Capital, essa redução do contágio ainda não é definitiva. "Se nos descuidarmos agora, a curva vai voltar a subir rapidamente”, completou. Ele fez um apelo para que as pessoas cooperem neste processo que chamou de “transição para um novo momento” na luta contra o coronavírus.

"Apelo para que as pessoas se conscientizem, respeitem o isolamento e as orientações governamentais, que se tornem agentes de promoção da vida, de promoção da saúde e esclareçam para aqueles próximos que ainda não entenderam a gravidade do que estamos vivendo", finalizou o prefeito.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar