PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Com isolamento social, vendas mundiais pela internet crescem 209%

Segmentos de videogames e jogos eletrônicos registraram aumento de 126% no volume de vendas no mês de abril

Victor Hugo Pinheiro
14:44 | 19/05/2020
Vendas pela internet crescem durante período de isolamento social
Vendas pela internet crescem durante período de isolamento social (Foto: Agência Brasil/EBC)

Com o fechamento dos estabelecimentos físicos para impedir a proliferação do novo coronavírus, as vendas mundiais no comércio eletrônico apresentaram crescimento de 209% em abril. A pesquisa feita pela ACI Worldwide comparou o volume de compras virtuais no quarto mês deste ano com igual período do ano passado. Um dos segmentos que se destacam neste momento é o de videogames e jogos eletrônicos, apresentando um aumento de 126%.

A vice-presidente da ACI Worldwide, Debbie Guerra, diz que o aumento das vendas virtuais ocorre em razão das medidas restritivas. "As tendências no comportamento de compras online que começamos a observar em março continuaram em abril, visto que centenas de milhões de consumidores ao redor do mundo passaram a se adaptar às restrições impostas para inibir a propagação do coronavírus".

Entretanto, ela alerta sobre risco de fraudes em compras virtuais, visto que a taxa das tentativas de fraude foi de 4,3%, acima dos 3,8% observados no ano passado.

"Golpistas continuam a se aproveitar da ruptura do status quo para atingir consumidores desavisados e empresas despreparadas. Embora a vigilância seja fundamental, comerciantes também precisam assegurar que estão examinando suas estratégias antifraude, a fim de adaptá-las a esse ambiente altamente dinâmico das vendas online", afirma Debbie Guerra.

Setores de venda online com volumes crescentes de transação em abril de 2020 (em comparação com abril de 2019):

• Vendas gerais: +209% (74% em março), jogos eletrônicos: +126% (97,3% em março), downloads digitais: +26% (5,4% em março), venda online de bebidas (dados apenas para Austrália): +208% (85% em março)

Setores de venda online com volumes decrescentes de transação em igual período:

• Emissão de tickets de shows e espetáculos: -99%, viagens: -91%, apps de relacionamento: -5%

Tendências dos volumes de transações entre janeiro e abril de 2020 (em comparação ao igual período em 2019):

• Downloads digitais: +17%, jogos eletrônicos: +60%, vendas gerais: +24%