Participamos do

Porto de Fortaleza registra crescimento de cargas neste ano

Crescimento entre janeiro e abril deste ano foi superior em 22,5% em relação ao mesmo período de 2019
15:18 | Mai. 13, 2020
Autor Victor Hugo Pinheiro
Foto do autor
Victor Hugo Pinheiro Repórter do Esportes O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Comparado com 2019, o Porto de Fortaleza está registrando crescimentos significativos de cargas. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, os granéis sólidos saíram de 584.216 mil toneladas para 715.587 mil toneladas. Em seguida, apresenta-se as cargas gerais, que registram 18,5%, indo de 138.494 mil toneladas para 164.106 mil toneladas; e os graneis líquidos de 680.654 mil toneladas para 708.343 mil toneladas, com aumento de 4,1%.

Nesta mês de maio, até o dia 25, estão programados o atracamento de 32 navios no Porto de Fortaleza. Com isso haverá a movimentação de trigo, GLP, gasolina, clínquer, etanol, escória, óxido de magnésio, BTX /
Alcatrão, coque, petróleo bruto, carga de projeto e contêineres. A Multolog tem a projeção de movimentar 176.062 mil toneladas em cargas variadas neste mês.

A diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mayhara Chaves, destaca que é preciso ressaltar o papel social da atividade portuária, configurado como serviço essencial durante à pandemia de coronavírus. "A importação de trigo pelos três moinhos cearenses, que vem liderando a movimentação de cargas, reforça que este modal é capaz de continuar movimentando a economia de forma segura e eficaz".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A CDC afirma que tem como prioridades para este ano as concessões de áreas não operacionais, como, por exemplo, o Terminal Marítimo de Passageiros, Cais Pesqueiro de Camocim e uma área greefield. Além disso, a retroárea do Cais Pesqueiro do Porto de Fortaleza foi arrematado recentemente pela empresa norte-americana Compex.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar