Participamos do

EUA e Brasil discutem implantação de agenda bilateral econômica e comercial

Assunto fora discutido antes por Trump e Bolsonaro durante a polêmica visita da comitiva brasileira aos Estados Unidos, que gerou uma série de diagnósticos positivos para coronavírus
21:57 | Abr. 17, 2020
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) divulgou comunicado nesta sexta-feira, 17, no qual informa que houve uma reunião por teleconferência na quinta-feira com autoridades do Brasil. A nota diz que representantes de alto nível do USTR conversaram com os ministros brasileiros das Relações Exteriores, Economia e Agricultura, para discutir "a implementação de uma agenda econômica e comercial ambiciosa entre Brasil e Estados Unidos, como combinado pelos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump" em sua reunião em 7 de março em Mar-a-Lago, na Flórida.
A nota diz que a visão compartilhada de objetivos dos dois presidentes aponta para um engajamento estratégico e em transformação dos dois países em sua "parceria comercial e econômica". Os dois governos concordaram em acelerar seu diálogo comercial em andamento no âmbito da Comissão sobre Economia e Relações Exteriores (Atec, na sigla em inglês), com vistas a concluir em 2020 um acordo sobre regras comerciais e transparências, incluindo a facilitação de comércio e boas práticas regulatórias, diz a nota americana. "Eles também concordaram em consultas domésticas, consistentes com procedimentos de cada país, para solicitar informações sobre como melhor expandir o comércio e desenvolver a relação econômica bilateral."
O comunicado afirma ainda que a Comissão Atec continuará com o foco em aprofundar esse engajamento, a fim de avançar na agenda de curto prazo e também fazer "trabalho preparatório para uma parceria mais aprofundada". Os contatos entre as autoridades comerciais dos dois países já era esperado para esta semana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar