PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Espaço reúne coworking e estúdio de podcast gratuitos em Fortaleza

O FB Ideias Iguatemi funcionará diariamente, e, às segundas-feiras, ficará aberto para coworking gratuito. Todos podem chegar com um notebook e trabalhar nas mesas e estações

Bruna Damasceno
16:19 | 14/03/2020
O ESPAÇO tem 160m² de área e poderá ser utilizado por qualquer pessoa (Foto: DIVULGAÇÃO )
O ESPAÇO tem 160m² de área e poderá ser utilizado por qualquer pessoa (Foto: DIVULGAÇÃO )

Inaugurado neste sábado, 14, o FB Ideias funcionará como um centro de empreendedorismo gratuito na Capital. Dentre os serviços oferecidos, estão coworking (escritório compartilhado), salas de reunião, programa de aceleração para startups, palestras semanais e estúdio para gravação de podcasts. O espaço fica no segundo piso do Iguatemi Fortaleza, ao lado da loja Chilli Beans. O horário de funcionamento será de acordo com o do Shopping.

O coworking é disponibilizado somente às segundas-feiras, sem necessidade de agendamento. A infraestrutura comporta 35 pessoas, dispõe de conexão WiFi liberada, televisores, mesas, estações e tomadas para equipamentos eletrônicos. Nos dias em que a área não estiver disponível para o trabalho compartilhado, os interessados poderão solicitar o agendamento de uma sala de reunião no site do FB Ideias.

O procedimento é o mesmo para utilizar o estúdio de gravação. Neste caso, no entanto, o FB Ideias fará uma avaliação se o projeto está de acordo com a proposta do ambiente antes de definir uma data para a ocupação.

Durante um ano, haverá quatro palestras semanais sobre empreendedorismo e inovação para diversas faixas etárias de público, incluindo o infantil (ver programação abaixo). O espaço também será sede do evento mundial Startup Weekend Retail, que virá pela primeira vez a Fortaleza.

De acordo com o Prof. Tales de Sá Cavalcante, diretor superintendente da Organização Educacional Farias Brito (OEFB), a proposta é estimular novas ideias, conectar pessoas e gerar novos negócios. “Estamos mais uma vez trabalhando para fora dos muros da nossa escola. Acreditamos que a nossa função é social e, inclusive, temos interesse em trazer alunos das escolas pública para desfrutarem desse ambiente”, projeta.

Nos programas de aceleração de startups, terão os Corredores Digitais, do Governo do Estado do Ceará, com espaços dedicados a temáticas específicas, o Rapadura Valley Spot (voltado às startups da comunidade de inovação cearense, que recebeu o prêmio de comunidade com maior potencial de 2019) e o Acelera FB, que reúne projetos de empreendedorismo e tecnologia realizados por alunos da OEFB.

Filipe Bessa, articulador social do FB Ideias, explica que o local não tem restrições e estudantes de escolas públicas e privadas poderão utilizá-lo, além de universitários de qualquer instituição. “Queremos trazer esse conteúdo ausente na nossa Educação e democratizar o conhecimento”, frisa. “Os eventos também irão abranger diversas áreas, como finanças, inovação, empreendedorismo e outras que promovam a capacitação e incentivos para os jovens tirarem seus projetos do papel”, complementa.

O FB Ideias é uma parceria da OEFB com o Grupo Jereissati Centros Comerciais (JCC). Para o CEO da JCC, Fabrício Cavalcante, o projeto atende a uma nova demanda mercadológica. “O Shopping deixou de ser puramente um local de varejo e fazer compras, é, também, onde as pessoas querem mais opções de convivência. A ideia é que as pessoas que venham para cá tenham mais essa alternativa”, diz.

Veja a agenda de palestras

Storytelling na veia

O que é: workshop voltado para jovens e universitários que desejam se preparar para entrevistas e processos seletivos, mas têm dificuldades para falar sobre a trajetória pessoal e profissional

Quando: uma quarta-feira por mês, às 16h (a definir)

Gestão com gelada

O que é: happy hour para a comunidade de empreendedorismo e inovação da Rapadura Valley. No início, haverá um talk de um empreendedor da comunidade

Quando: uma sexta-feira por mês (03/04, 15/05, 19/06 e 17/07

Mini empreendedor

O que é: projeto para preparar e inspirar jovens e crianças a empreender e exercitar suas habilidades de gestão de maneira lúdica

Quando: ao longo dos meses de abril, maio junho e julho (datas a definir)

Startup Weekend Retail

O que é: evento de inovação e empreendedorismo realizado em quase 700 cidades, totalizando mais de 150 países

Quando: dos dias 17 a 19 de abril, durante todo o dia

*O espaço tem capacidade para receber 60 pessoas


SERVIÇO

FB Ideias

Onde: Praça de alimentação – 2º piso – ao lado da Chilli Beans
Como realizar agendamentos: www.fbideias.com.br