Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Rua do Comércio irá incentivar o mercado local no Grande Mucuripe e requalificar áreas da região

O projeto chegará a outras oito áreas de Fortaleza até o fim do ano
23:49 | Fev. 06, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após ser inaugurada no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, a Rua do Comércio chegará para a comunidade do Grande Mucuripe, englobando bairros como Vicente Pinzon, em um período de seis meses. A ordem de serviço para a implantação do programa de incentivo ao comércio local na periferia da Capital foi assinada pela Prefeitura de Fortaleza nesta quinta-feira, 6.

A área contará com calçadas padronizadas, pavimentação em piso intertravado e bolsões de estacionamento. "Uma rua mais qualificada, com obra no estilo Beira Mar, uma calçada acessível e uma boa iluminação facilita com que as pessoas venham até o local e transitem pelos empreendimentos. É fazer com que essa área se torne conhecida pelo comércio local para que as pessoas não precisem ir buscar o que precisam tão longe", pontuou o secretário Municipal de Desenvolvimento, Mosiah Torgan.

Solange Alves, presidente da Associação de Amigos do Vicente Pinzon e do Conselho Local da Regional II, espera que as intervenções tragam pessoas de fora do bairro para conhecer o comércio. Ela, que nasceu e se criou no bairro, vê a Rua do Comércio como esperança para a comunidade. "Vai trazer mais emprego para dentro do nosso bairro. É muito grande a importância, você vê que aqui já tem pequenos comerciantes e aqui do lado já temos a Sala do Empreendedor", comenta. Solange ainda diz que o bairro terá mais vida, uma vez que será mais movimentado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Jackson Oliveira dos Santos, comerciante de uma loja de artigos de festa ,afirma que "será bom para todo mundo". "Nós sempre estamos querendo mais clientela, né? É bom para captar ainda mais clientes e quem sabe um dia abrir uma outra loja em um espaço maior", projeta.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o projeto vem de uma vitória alcançada no Bom Jardim. "Estamos expandindo um projeto vecendor e até o fim do anos vamos levar a Rua do Comércio a pelo menos oito áreas da cidade. É preciso que se entenda que essa área [Grande Mucuripe] já é conhecida pelo comércio e agora vamos qualificar a experiência para todos", afirma.

O chefe do Executivo Municipal ainda aponta a existência do projeto Sala do Empreendedor no bairro, que qualifica e ajuda microempreendedores a tocarem seus negócios locais. "Vamos aquecer mais ainda a ocupação desse bairro".

Rua do Comércio

Com mais de 16 mil metros quadrados, a Rua do Comércio vai englobar as ruas Josias Paula de Souza, Princesa Isabel, Veneza, Samambaia, Girassóis, e Ayrton Sena, além da Avenida Dolor Barreira. O investimento da intervenção, que é parte do Meu Bairro Empreendedor, é de R$3,4 milhões. A região receberá mini pracinhas, mobiliários urbanos, paraciclos, lixeiras, paisagismo, arborização e nova iluminação em LED, além de itens que facilitem a acessibilidade, com a inclusão de rampas nos cruzamentos, instalação de piso tátil para pessoas com deficiência visual e novas calçadas.

Colaborou Izadora Paula/Especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar