PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Rua do Comércio irá incentivar o mercado local no Grande Mucuripe e requalificar áreas da região

O projeto chegará a outras oito áreas de Fortaleza até o fim do ano

23:49 | 06/02/2020
Prazo da obra da Rua do Comércio é de seis meses
Prazo da obra da Rua do Comércio é de seis meses (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Após ser inaugurada no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, a Rua do Comércio chegará para a comunidade do Grande Mucuripe, englobando bairros como Vicente Pinzon, em um período de seis meses. A ordem de serviço para a implantação do programa de incentivo ao comércio local na periferia da Capital foi assinada pela Prefeitura de Fortaleza nesta quinta-feira, 6.

A área contará com calçadas padronizadas, pavimentação em piso intertravado e bolsões de estacionamento. "Uma rua mais qualificada, com obra no estilo Beira Mar, uma calçada acessível e uma boa iluminação facilita com que as pessoas venham até o local e transitem pelos empreendimentos. É fazer com que essa área se torne conhecida pelo comércio local para que as pessoas não precisem ir buscar o que precisam tão longe", pontuou o secretário Municipal de Desenvolvimento, Mosiah Torgan.

Solange Alves, presidente da Associação de Amigos do Vicente Pinzon e do Conselho Local da Regional II, espera que as intervenções tragam pessoas de fora do bairro para conhecer o comércio. Ela, que nasceu e se criou no bairro, vê a Rua do Comércio como esperança para a comunidade. "Vai trazer mais emprego para dentro do nosso bairro. É muito grande a importância, você vê que aqui já tem pequenos comerciantes e aqui do lado já temos a Sala do Empreendedor", comenta. Solange ainda diz que o bairro terá mais vida, uma vez que será mais movimentado.

Jackson Oliveira dos Santos, comerciante de uma loja de artigos de festa ,afirma que "será bom para todo mundo". "Nós sempre estamos querendo mais clientela, né? É bom para captar ainda mais clientes e quem sabe um dia abrir uma outra loja em um espaço maior", projeta.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o projeto vem de uma vitória alcançada no Bom Jardim. "Estamos expandindo um projeto vecendor e até o fim do anos vamos levar a Rua do Comércio a pelo menos oito áreas da cidade. É preciso que se entenda que essa área [Grande Mucuripe] já é conhecida pelo comércio e agora vamos qualificar a experiência para todos", afirma.

O chefe do Executivo Municipal ainda aponta a existência do projeto Sala do Empreendedor no bairro, que qualifica e ajuda microempreendedores a tocarem seus negócios locais. "Vamos aquecer mais ainda a ocupação desse bairro".

Rua do Comércio

Com mais de 16 mil metros quadrados, a Rua do Comércio vai englobar as ruas Josias Paula de Souza, Princesa Isabel, Veneza, Samambaia, Girassóis, e Ayrton Sena, além da Avenida Dolor Barreira. O investimento da intervenção, que é parte do Meu Bairro Empreendedor, é de R$3,4 milhões. A região receberá mini pracinhas, mobiliários urbanos, paraciclos, lixeiras, paisagismo, arborização e nova iluminação em LED, além de itens que facilitem a acessibilidade, com a inclusão de rampas nos cruzamentos, instalação de piso tátil para pessoas com deficiência visual e novas calçadas.

Colaborou Izadora Paula/Especial para O POVO