Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará tem maior número de aposentados e pensionistas do que servidores ativos

No Ceará, para cada servidor estatutário, há 1,4 aposentados e pensionistas
14:19 | Fev. 04, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ceará ingressa na relação de estados com maior número de aposentados e pensionistas do que servidores na ativa. De acordo com informações divulgadas em reportagem do O Globo, mesmo com seus próprios regimes de previdência, entre 2017 e 2019, dobrou o número de estados nessa situação.

No Ceará, para cada servidor estatutário, há 1,4 aposentados e pensionistas. O Estado fica atrás apenas do Rio Grande do Sul (2,9), Minas Gerais (1,7) e Rio de Janeiro (1,5). Ao todo, o Ceará tem 76,1 mil aposentados e pensionistas e 54,8 mil servidores efetivos, de acordo com dados obtidos pelo O Globo junto aos governos estaduais.

A consulta limitou-se a estados que estavam próximos de inverter a relação entre inativos e ativos em 2017, o que pode indicar que o cenário de deterioração das contas previdenciárias estaduais de ser ainda pior. Outros unidades federativas do Nordeste fazem parte dessa relação, sendo elas Sergipe e Pernambuco, com respectivamente 1,2 e 1,1 aposentados e pensionistas para cada servidor efetivo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO entrou em contato com a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) para repercutir os dados informados na reportagem e, até a publicação da matéria, ainda aguarda retorno da assessoria.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar