Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Sine Ceará pretende empregar 13% mais trabalhadores em 2020 que no ano passado

Em 2019, cerca de 41 mil trabalhadores conseguiram o emprego por meio do Sine
09:35 | Jan. 16, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A expectativa do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) para 2020 é de empregar 13% mais pessoas do que conseguiu no ano passado. Em 2019, por meio das unidades estaduais do Sistema Nacional de Emprego (Sine), foram abertas 58,5 mil vagas de emprego, das quais, cerca de 41 mil foram preenchidas por trabalhadores que procuraram o Sine.

Os setores que conquistaram uma melhor performance de contratação no ano passado foram os de serviços (33,13%), indústria (28,35%) e comércio (16,19%). A maior parte dos trabalhadores inseridos foi em ocupações como alimentador de linha de produção, assistente administrativo, sapateiro, vendedor, agente de segurança, atendente de lojas e mercados, operador de caixa e garçom. Para atingir a meta do ano, os Sines do Estado precisarão encaminhar para contratação cerca de 5.330 trabalhadores a mais do que em 2019.

Destaca-se que os homens foram os que conseguiram maior efetividade na volta para o mercado de trabalho, representando 64% das contratações intermediadas pelo Sine, o equivalente a 26.240 vagas das 41 mil. As duas faixas etárias com maior penetrabilidade no mercado foram de 18 a 24 anos, respondendo por 38% das contratações e a de 30 a 39 anos, correspondendo a 26% das efetivações. Mais da metade dos trabalhadores contratados possuíam ensino médio completo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao comentar sobre a meta para o ano de 2020, o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Gilvan Mendes, declarou que a economia nacional está apresentando uma retomada gradual no crescimento e uma tendência de aumento no número de vagas de trabalho. “Para quem busca uma oportunidade, é hora de investir em seu currículo, para atender à demanda das empresas”, declarou.

O diretor do núcleo de Promoção do Trabalho, Francisco Nascimento reforçou que, além dos requisitos técnicos, habilidades de liderança, organização, proatividade e confiança também são requisitos necessários para quem está buscando por emprego. “É importante que o trabalhador invista não apenas no seu currículo técnico, mas nas suas habilidades emocionais”, completou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar