Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Sonegar ICMS agora pode resultar em prisão

A decisão teve voto favorável de Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Rosa Weber e Roberto Barroso, que relatou a tese
22:21 | Dez. 12, 2019
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Deixar de pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) agora é crime. Após seis votos do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 12, o ato intencional de não pagamento passa a ser passível de prisão. As informações são do UOL.

A decisão teve voto favorável de Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Rosa Weber e Roberto Barroso, que relatou a tese. Já Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram contra.

Em Fortaleza há uma categoria de empresários sonegadores sendo rastreada. Juntos somam quase R$ 300 milhões de dívida. Acontece que eles cobram o imposto no valor do produto, apresentam no faturamente da empresa, mas não repassam para o Estado. A estratégia contribui para o aumento da margem de lucro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Antes disso, em julho, já havia sido revelado pelo O POVO que 23 grandes empresas do Ceará somavam R$ 90 milhões de dívida. Até então, a pessoa que estivesse devendo poderia apenas ser processada por inadimplência fiscal. Com a mudança, o inadimplente poderá sofrer pena de prisão de 6 meses a 2 anos, mais multa, por crime contra a ordem tributária.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar