Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Riscos climáticos podem afetar política monetária, diz diretor do Fed

Os riscos derivados das mudanças climáticas podem afetar responsabilidades específicas do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), como política monetária, estabilidade financeira, regulação e supervisão financeira, assuntos comunitários e de consumidores e pagamentos, afirmou a membro do conselho de diretores do Fed Lael Brainard.
Em discurso preparado para a conferência sobre a "Economia das Mudanças Climáticas" organizada pelo Fed de San Francisco, a economista apontou ontem que a necessidade de o BC americano analisar e se adaptar às mudanças climáticas "não é menos verdadeira" que o dever relacionado à globalização e à revolução da tecnologia da informação.
"Projeta-se que os riscos climáticos tenham profundos efeitos sobre a economia e o sistema financeiro dos EUA", disse. "Para cumprir nossas responsabilidades essenciais, será importante o Federal Reserve estudar as implicações das mudanças climáticas para a economia e o sistema financeiro e adaptar o nosso trabalho de acordo com isso."
Ela deu o exemplo de que formuladores de política monetária terão de avaliar acuradamente como desastres como furacões, incêndios florestais e enchentes afetam mercados de trabalho, gastos de famílias e empresas, produção e preços. "Ao decidir sobre alterar a política monetária, ou, em vez disso, 'olhar além' desses choques, formuladores de política terão de avaliar a provável persistência dos efeitos e quão abrangentes eles são."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar